A crise devido ao Covid-19 no país e em todo o mundo vem trazendo inúmeras incertezas para as micro e grandes empresas, principalmente quando se trata de lucros. A grande dúvida que ecoa na cabeça dos empresários é: como fidelizar clientes durante uma pandemia?
As coisas podem estar difíceis, mas nem tudo está perdido. Então confira 7 maneiras de obter maior aproximação com seus clientes e fazer com que eles continuem a consumir sua marca continuamente e repetidamente.
Valorize seus funcionários
“Como assim? Não entendi!”. Tá, vamos lá! Sua equipe é o seu maior bem antes de tudo. É por meio desses colaboradores que a conexão existe entre a sua empresa e os clientes. Então nada mais justo que existir um cuidado com eles.
O coronavírus mexeu com o psicológico de todo o mundo. Compreenda que muitos podem estar trabalhando com o pensamento na escolinha do filho que parou com as atividades ou se o salário será suficiente para pagar as contas do mês.
Estar aberto ao diálogo e entender um pouco de cada situação são ótimas opções aos gestores. Ouça seu time e use formas que possam deixá-los mais motivados: seja com um e-mail personalizado ou apenas se colocar à disposição para trocar ideias. Funcionários comprometidos são sinônimo de qualidade nos serviços prestados e no atendimento. Os brindes personalizados para seus colaboradores usarem em casa durante o descanso, são também uma ótima alternativa.
Foque no atendimento
Uma venda pode ser concluída ou até mesmo cancelada em questão de segundos. Isso depende muito do atendimento que recebemos. Um ótimo exercício é: se você tem uma empresa faça a reflexão: “como eu gosto de ser atendido nos locais onde vou?”.
Tendo a resposta, assegure a capacitação de seus colaboradores, seja com dicas, cursos onlines, sugestões até mesmo de outros funcionários da sua empresa. Sempre tem alguém que já viu uma pessoa atraindo clientes de tal forma e que pode ser muito útil ao seu negócio.
Pratique a empatia
Seus consumidores também podem estar passando por dificuldades – sendo uma pequena ou grande empresa. E é preciso entender que várias possibilidades andam sendo reduzidas em muitos setores.
A empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Empresas que tratam seus clientes dessa forma e tentam entender suas necessidades no momento, possuem mais chance de mantê-los no futuro.
Planeje bem o seu Marketing
Sua investe em estratégias de marketing? Se sim e está pensando em cortar por considerar um gasto, lembre-se que pode ser uma cilada. Um bom planejamento e as ações corretas, é recomendado às empresas por toda a vida do negócio e em momentos de crise, principalmente, devem ser intensificadas.
Uso da tecnologia ao seu favor
A cada dia que passa com nessa pandemia, aprendemos o quanto a internet é nossa aliada. Ter perfis e conteúdos nas redes sociais é um grande divisor de águas. Lembra da frase: “quem não é visto não é lembrado?”. Pois bem, aproveite a oportunidade e mostre que mesmo na crise, seu negócio está disposto a fazer parte da vida de seus consumidores.
Fazer ações direcionadas, com um bom marketing digital, torna-se muito mais assertivo para chegar aos clientes certos e possibilitar a fidelização.
Adotar um software de gestão de clientes também ajuda sua equipe de marketing e vendas. Por meio deste canal, as informações são coletadas e existe maior assertividade no perfil da clientela.
Aposte em programas de fidelização
Você já deve ter ouvido e até mesmo participado de um clube de vantagens, não é? Essa estratégia vem funcionando e muito. Esse programa de incentivo pode aparecer em forma de vantagens, brindes ou descontos exclusivos para aqueles que participam.
Aos clientes que já são fiéis, trate de forma exclusiva. Não é porque você já conquistou que o foco precisa se voltar apenas aos “novos clientes fidelizados”. Vai lançar algo novo? Que tal disponibilizar primeiramente para os consumidores mais antigos e que ajudam sua empresa há tanto tempo?
Aposte em programas de fidelização
Outra forma de agradar os consumidores e fazer com que eles estejam sempre por ali é mostrar um tipo de carinho. Já pensou em fazer um brinde personalizado para fidelizar clientes? E olha, vai muito além do que todos já conhecem desse ramo. Que tal uma caneca ou uma caderneta com uma frase motivacional dizendo que tempos como este vão passar?
Entretanto há muitos jeitos de sentir esse agrado. A preocupação com a saúde de seus clientes faz com que máscaras de proteção, termômetro digital, lenços de papel e até álcool em gel ganhe espaço quando se trata dos brindes personalizados.
Quando percebemos esse aconchego vindo de uma empresa que gostamos, sentimos ainda mais confiança em fazer um próximo negócio. Sentir-se especial em momentos que nem podemos nos abraçar já muda nosso dia. São em pequenas atitudes que o eficiente marketing de relacionamento, que vira um boca a boca eficiente, acontece.
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