Sejam bem-vindos a evolução do marketing promocional!
Vamos deixar de lado o significado literal da palavra, para falar da verdadeira essência dessa nova proposta de relação entre marca x consumidor – Live Marketing, não se trata apenas de ser “ao vivo”, mas de ser impactante, encantador e uma verdadeira experiência que cria um elo entre marcas e pessoas.
Empresas do setor já adotaram o live marketing em sua comunicação, em seu nome e em seus processos de criação de campanhas promocionais, que deixaram de ser simples entregas ou distribuição de brindes, para uma completa ação de branding que promove, gera maior engajamento e se transforma numa verdadeira ferramenta estratégica.
O que é Live Marketing?
Por se tratar de um conjunto de ações, o live marketing tem o poder de envolver e transformar uma simples ação em uma experiência única. É como se o público de uma marca não pudesse mais “viver” sem aquele algo que até ontem passaria totalmente despercebido.
O live marketing é uma ferramenta promocional estratégica, pois trabalha para obter resultados e alcançar objetivos como encantamento, conversão em vendas e o aumento da percepção e relevância de uma marca.
O grande desafio desse novo jeito de promover, está em impactar o consumidor ou shopper de tal modo que o interesse seja imediato e no ponto de vendas as ações se transformem em vendas, enquanto ocorre uma interação direta com o público da marca.
Como aplicar o Live Marketing
São diversas as formas de se aplicar as técnicas de live marketing, que envolvem diferentes atividades inclusive, mas vamos exemplificar onde e como isso pode acontecer.
Onde aplicar o live marketing?
- Shows e Eventos
- Feiras e Congressos
- Diferentes tipos de promoções (lançamentos, ofertas e outras)
- Endomarketing
- Ações Digitais.
Acima listamos algumas situações onde é possível aplicar o live marketing e entre elas estão envolvidas as ofertas, distribuição de brindes, liquidações e até as campanhas digitais que acontecem nas redes sociais, além de outras. Tudo aqui estará limitado apenas à sua estratégia e objetivo, portanto é possível inovar e apresentar novas possibilidade usando a ferramenta do live marketing.
Cases de sucesso
Nós vamos usar um exemplo de uma empresa reconhecida mundialmente, mas que fique claro, empresas grandes começam pequenas, reconhecimento de marca se conquista com o tempo, por isso a sua empresa precisa começar agora a investir em ações, e em live marketing se pretende chegar mais longe.
Vamos ao exemplo – A Coca-Cola é uma gigante do live marketing e mesmo em outras épocas, quando o termo ainda nem sonhava existir, ela já aplicava ações como as de mini garrafinhas colecionáveis por exemplo, e há pouco tempo ela trouxe a ação dos nomes estampados nas latas do refrigerante.
E quando imaginamos não ser possível aumentar as vendas do produto Cola-Cola, essa campanha foi um sucesso tão grande, principalmente entre o público jovem, que resultou no aumento da procura e vendas do famoso refrigerante, proporcionando também um vínculo afetivo com a marca e os clientes dessa nova geração.
Nessa campanha as compras foram feitas por pessoas que viam seu nome impresso nas latas e pelos que encontravam a lata com o nome de alguém especial. O produto acabou por se transformar em um presente e até um objeto de decoração.
Além da ação física que rendeu altos lucros em vendas, a marca teve mais de 500 mil latas virtuais personalizadas e só no primeiro mês de campanha, a página do Facebook atingiu um milhão de likes, contra os 30 mil do período anterior à essa campanha.
Uma ação de live marketing que rendeu um grande sucesso em vendas e o aumento do valor e reconhecimento da marca.
Vantagens do Live Marketing
Indicada para todos os setores, segmentos e para pequenas, médias e grandes marcas, o live marketing se trata de um planejamento estratégico, portanto atua para gerar índices satisfatórios quando se trata dos pontos listados abaixo, entre outros:
- Aumento da percepção da marca perante seu público;
- Melhoria e aumento da rentabilidade e margem de lucro;
- Fidelização de clientes.
Não existe uma receita de bolo para aplicar o live marketing no seu negócio, mas existe a sua expectativa e necessidade do momento no qual seu negócio atravessa e para cada época uma ação especial pode acontecer para que sua marca alcance resultados. O importante é investir para que isso aconteça!
Seja para ações online, offline ou as duas simultaneamente o live marketing pode ser personalizado para a sua marca impactar o seu público e criar uma relação especial com as pessoas.
Um outro detalhe importante do live marketing é que ele sempre estará ligado a um produto personalizado, aquele que vai representar e encantar o shopper ou consumidor da marca. E esse brinde será a ponte de encantamento para alguém que não conseguirá mais viver sem ele.
Na Asga Brindes nós personalizamos produtos, mas também desenvolvemos os mais criativos para atender a sua ideia de ação promocional. Por isso, conte conosco para fazer da sua campanha de live marketing, um sucesso ainda maior.
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