Conforme dados da Temkin Group, empresas que ganham US$ 1 bilhão podem ganhar até o dobro se investirem, dentro de três anos, na experiência do cliente. Portanto, este deve ser um dos pilares das estratégias para 2023 do seu negócio.
Conheça os impactos que isso traz para sua empresa e o que você pode implementar no seu planejamento ao longo do ano.
Neste artigo você vai ler sobre:
Impactos da experiência do cliente no negócio
Estratégias 2023 para uma excelente experiência do cliente
Impactos da experiência do cliente no negócio
Dados da Digital Marketing Trends da Adobe revelam que a maioria das vendas são feitas por conta de experiências memoráveis por clientes que a empresa já possui. Os consumidores estão conectados e, atualmente, podem explanar uma experiência ruim para milhares de pessoas em caso de insatisfação.
Dessa forma, as empresas precisam ter uma estratégia voltada a fazer com que consumidores se tornem fãs da marca e, consequentemente, promotores da empresa, agregando nas vendas e no crescimento da mesma.
A dica é: Faça com que, desde o primeiro contato, até o pós-venda, os processos sejam pensados para criar um laço de parceria, que deve ser nutrido em todas as etapas.
Estratégias 2023 para uma excelente experiência do cliente
Fazer com que o cliente tenha suas expectativas superadas é estar atento a todas as suas necessidades conforme o seu perfil, possibilitando alcançar o sucesso em sua estratégia de marketing.
Confira alguns insights para atrair e fidelizar cada vez mais consumidores.
Canais interativos e integrados
A experiência de compra do cliente deve ser perfeita independente do canal, isso é possível com empresas que tenham como estratégia o omnicanal.
Como mostram os dados da Adobe, negócios focados nessa estratégia tem um crescimento de 10% com relação ao ano anterior, também há um aumento de 10% no valor médio do pedido e 25% nas taxas de fechamento. As vantagens são inúmeras, como criar familiaridade com o cliente.
Você pode incluir neste processo:
- Formulários com perguntas de como foi a experiência do cliente;
- Centralizar os dados de compra dos clientes em um único lugar, de modo que ele possa acessá-los tanto na loja física quanto no e-commerce;
- Ter processos de vendas em que o consumidor consiga concluir a compra em um único lugar;
- Criar planos de ação baseado nos comportamentos dos clientes através dos canais em que seu público está, como WhatsApp, redes sociais, e-mail, SMS, etc.
Um bom exemplo é a Apple, ela possui um aplicativo onde os clientes podem agendar os compromissos nas lojas.
Experiência mobile
O site e loja virtual da marca precisam ter uma boa experiência mobile. Segundo a Statista, no segundo trimestre de 2022, os dispositivos móveis (exceto tablets) geraram 58,99% do tráfego global dos sites. Caso sua marca não invista nesse quesito, as chances da maioria dos clientes desistirem das compras é imensa.
Equipe engajada
Uma equipe engajada sempre fará com que os clientes fiquem satisfeitos. Com isso, é importante que os gestores tenham esse olhar analítico sobre o ambiente de trabalho. Toda a empresa deve ser responsável por proporcionar uma boa experiência ao cliente.
Isso deve fazer parte da cultura da empresa, fazendo com que todos estejam ligados às necessidades, comportamentos e desejos dos consumidores.
Pós-venda
O pós-vendas é uma etapa importante na fidelização, você pode investir nas seguintes ações:
- Criar promoções exclusivas para determinado grupo de clientes;
- Atualizá-lo sobre o status da compra;
- Surpreender nas datas comemorativas;
- Oferecer programas de fidelidade.
Leia também – Calendário Promocional: Insights para aumentar as vendas em datas sazonais
Brindes excepcionais
Surpreender o consumidor na entrega do produto é um diferencial. Claro que todas as etapas e processos devem estar em harmonia para que a experiência seja incrível. Porém, quando o cliente percebe que além de um produto excelente, teve um tratamento especial como a entrega de um brinde que fará diferença no seu dia a dia, ele é cativado definitivamente.
Os brindes personalizados são super flexíveis por se encaixarem em diversas situações como:
- Incluir nos kits de produtos;
- Ofertar nas compras acima de determinados valores;
- Presentear os clientes em datas especiais, como o dia dos pais e dia das mães, por exemplo;
- Distribuir em programas de fidelidade e clube de vantagens.
São inúmeras opções, e o melhor de tudo, é que são mais em conta do que outras estratégias, como os descontos e ofertas, como leve 3 e pague 2, para atrair e fidelizar os clientes.
Para que sua estratégia seja incisiva e que traga valor para o consumidor, é preciso que o brinde personalizado tenha qualidade e seja condizente com o público-alvo. Além de fazer uma pesquisa minuciosa do que melhor oferecer ao cliente, conte com uma empresa parceira para fazer uma escolha assertiva.
A Asga Brindes tem mais de 26 anos de experiência e mais de 3.000 produtos que vão encantar seus clientes. Atendemos os mais diversos segmentos e tudo é entregue em embalagens adequadas e com certificado de garantia através do sistema Easy-to-back.
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