Conforme o relatório da We Are Social e da Hootsuite, o Instagram é a 3ª rede social mais usada no Brasil, com 122 milhões de usuários. Isso só confirma o quanto é importante usar essa rede a favor da sua marca.
Os seguidores querem tirar fotos perfeitas para exibir em seu perfil, e o espaço instagramável é perfeito para isso. Empresas que fazem este investimento têm mais possibilidade de estimular o cliente a ser um promotor do seu negócio.
Trouxemos os detalhes de cada etapa do planejamento e dicas de como criar um espaço criativo e atrativo que seus clientes vão desejar publicar.
Neste artigo você vai ler sobre:
Etapas para um bom planejamento do espaço instagramável
Como criar um espaço criativo e atraente para seu público
Etapas para um bom planejamento do espaço instagramável
Ter um espaço instagramável que faça sentido vai muito além de um local que sirva de fundo para lindas fotos. É claro que as pessoas procuram este ambiente com este intuito, mas ele deve despertar o interesse nas pessoas certas, que vão querer publicar em seu Instagram a sua experiência neste local.
E se esse cliente, além de publicar, ainda marcar o perfil da sua marca, aí você terá feito um excelente trabalho. Veja essas dicas antes de colocar a mão na massa:
Ambiente
O local também deve estar em harmonia com o restante da loja, estabelecimento ou mesmo no ambiente do evento que queira tornar instagramável, para fazer sentido. Como estamos falando de fotos, elas também devem ter a melhor iluminação possível. Nem todos possuem um celular de última geração, e as imagens devem, em primeiro lugar, ter boa qualidade para que as pessoas sintam vontade de publicar.
Além de combinar com os outros ambientes, tente criar uma relação com os seus produtos.. Lembre-se: O objetivo é aproveitar o interesse do seu cliente, para impactar o público-alvo e ainda divulgar o seu negócio.
É importante usar as cores da marca e fazer referência à comunicação visual. Como, por exemplo, uma empresa que vende produtos para praia e piscina, montar um cenário simulando esse ambiente com cadeiras de praia e guarda-sol personalizados com o logotipo da marca.
O local escolhido não deve afetar o fluxo dos clientes, funcionários e disposição de produtos.
Posição da foto
Na hora de planejar quais as melhores opções do local, cores e iluminação, não se esqueça de pensar em como dispor tudo isso para que a foto fique a melhor possível. Seu olhar deve ser o mesmo do seu público, por isso, se faça as seguintes perguntas:
- Este espaço é ideal para pessoas de todos os corpos?
- Os totens, produtos e os elementos que fazem relação com a marca estão distribuídos de forma que irão aparecer nas fotos?
- Somente pessoas sozinhas conseguirão fazer as fotos ou grupos também?
Hashtag
Criar uma hashtag ou slogan é de suma importância para divulgar ainda mais a empresa, afinal estamos falando de Instagram. Pense em algo criativo que seja fácil assimilar para fixar na lembrança das pessoas.
Como criar um espaço criativo e atraente para seu público
Além dos pontos que trouxemos no outro tópico, confira algumas sugestões do que fazer em seu ambiente instagramável.
Não pense que o local deve ser imenso, pequenos estabelecimentos também podem inovar, você pode usar apenas uma parede para chamar a atenção do seu público ou utilizar os seguintes locais:
- Banheiros;
- Provadores;
- Corredores;
- Mesas;
- Frente da loja;
- Embaixo das escadas.
Uma junção perfeita com os espaços são os brindes personalizados com a sua marca. Eles trazem ainda mais engajamento do público, atraindo novos clientes e fidelizando os antigos.
Veja algumas opções que você pode usar na sua loja de forma assertiva:
- Dispor balões personalizados com descontos no ambiente instagramável;
- Oferecer brindes para quem fizer a foto e divulgar no seu Instagram marcando a empresa. Chaveiros, canetas, sacolas, copos, entre outras opções que oferecem excelente custo-benefício para esse modelo de estratégia;
- Criar um sorteio com a foto mais curtida que foi tirada no espaço e oferecer um super brinde para os participantes.
A Asga Brindes tem experiência e tradição, são 26 anos auxiliando milhares de empresas dos mais diversos segmentos nas ações de live marketing. Faça com que sua marca se destaque da concorrência ofertando produtos de qualidade.
São mais de 3.000 opções para personalizar e você ainda conta com colaboradores treinados para lhe ajudar a fazer a melhor escolha.