Mesmo em tempos nos quais o e-commerce assumiu um papel importante nas vendas do varejo, ter um bom visual merchandising é fundamental para negócios locais. Um ponto de venda (PDV) bem estruturado é responsável por melhorar a interação entre cliente e empresa, além de garantir o aumento de vendas e a fidelização.
O atual contexto e perfil de consumidor, categorizado pelo marketing digital como 4.0, exige um relacionamento mais estreito entre as marcas e clientes. Essas mudanças aconteceram nos últimos anos graças ao crescimento da internet e, portanto, os negócios passaram a precisar lidar muito mais com as expectativas do público.
Sendo assim, quando se fala sobre o varejo, existe muito mais em jogo para efetuar uma venda do que ter bons produtos e preços acessíveis. Atualmente, é necessário que as empresas possuam um bom atendimento, experiências diferenciadas e ofereçam bem-estar para o público.
Dessa forma, os investimentos no PDV se tornam primordiais para garantir esses aspectos, de forma que conhecer as principais estratégias para melhorar esse espaço é muito importante para oferecer uma experiência de compra ampla e satisfatória para os consumidores.
Neste artigo você vai ler sobre:
Faça um estudo do público-alvo
Faça demonstrações de produtos e invista em brindes personalizados
Invista em um bom atendimento
Use o visual merchandising
Faça um estudo do público-alvo
Para oferecer uma boa experiência, é importante conhecer o seu público-alvo. A internet facilita essa tarefa através das redes sociais. Esses espaços funcionam como canais nos quais o consumidor pode manifestar o seu ponto de vista e as suas expectativas sobre as empresas.
Dica da Asga: Faça a diferença, pois as reclamações são sempre mais propensas a acontecer. Conquistar um elogio exige esforço!
Esteja atendo aos feedback e até estimule-os, assim você poderá elaborar boas estratégias de vendas e campanhas de marketing. É preciso se certificar de que a linguagem está adequada, que o conteúdo compartilhado pela empresa agrega valor ao seu potencial cliente.
Faça demonstrações de produtos e invista em brindes personalizados
Ter contato com um produto antes da compra é algo que os clientes valorizam bastante, por isso, sempre que possível, disponibilize a opção de demonstração do funcionamento de um determinado item, por exemplo. Elas permitem que os consumidores avaliem se ele se adequa às suas necessidades e o PDV é o local ideal para promover esse tipo de ação.
A empresa também pode recorrer para o oferecimento de brindes personalizados no caso de produtos físicos. Eles funcionam como uma espécie de “amostra grátis”, que pode ser uma miniatura também, capaz de demonstrar os benefícios da aquisição.
No caso de produtos digitais, o oferecimento de brindes ainda é uma estratégia viável e pode ser aliada ao overdelivery, que consiste em entregar mais do que o cliente espera para causar surpresa e, assim, conquistar a fidelização.
Invista em um bom atendimento
A satisfação dos clientes com uma compra está diretamente ligada à qualidade do atendimento que recebem, especialmente no PDV. Portanto, é preciso trabalhar para que isso aconteça desde o primeiro contato entre empresa e consumidor e se estenda para o pós venda.
Conheça alguns pontos que precisam ser bem trabalhados em uma estratégia efetiva:
- Invista na capacitação do seu time de colaboradores: as pessoas que trabalham no PDV precisam ter boas habilidades de comunicação e conhecer bem os produtos vendidos, de forma que saibam fornecer informações e tratar bem os consumidores;
- Elabore estratégias alinhadas com os valores da marca: toda marca possui os seus próprios valores, logo as estratégias de venda devem ser pensadas de acordo com esses valores;
- Use ferramentas para medir a satisfação dos clientes: existem várias métricas que permitem avaliar a satisfação dos clientes, por isso abra espaço através dos canais on-line ou no próprio PDV para que isso aconteça efetivamente. Isso pode funcionar também para incentivar outras pessoas a comprarem;
Use o visual merchandising
O visual merchandising consiste em uma ferramenta usada para conquistar o engajamento dos consumidores. Através dele é possível causar uma impressão marcante desde os primeiros momentos da experiência de compra.
Isso é feito tanto através dos aspectos visuais, que ajudam a despertar outras sensações no cliente e causam a impressão de que ele está experimentando algo que nenhum outro PDV poderia oferecer. Assim, investir em uma estética bem definida para a loja é importante.
Nesse sentido, é possível destacar que o visual merchandising é capaz de ajudar em questões de branding e brand awareness, fazendo com que a marca se torne mais reconhecível, visto que os seus produtos serão lembrados assim que a estética for evocada e os dois se tornarão indissociáveis com o tempo.
Logo, os investimentos em layout são primordiais para conseguir proporcionar uma experiência agradável ao consumidor. As empresas devem optar por algo que seja sólido, se comunique bem com os visitantes e ajude a fortalecer a experiência de compra graças à sua simplicidade de uso e aspecto visual marcante.
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