As tendências de marketing se norteiam cada vez mais pela experiência do cliente, porque isso é o que gera encantamento e, por consequência, fidelização e vendas! E o marketing de relacionamento vai justamente nesse sentido: engloba estratégias e ações focadas em aprofundar e melhorar o relacionamento da marca com o cliente.
Veja a seguir algumas boas práticas de marketing de relacionamento baseadas em cases de sucesso de grandes marcas!
Foco no atendimento
Para que a sua relação com o seu cliente melhore, é imprescindível investir no bom atendimento. Isso abrange diversos fatores, como:
- Canais de atendimento altamente funcionais;
- Linguagem alinhada ao perfil do cliente, que mostre que ele e a marca falam o mesmo idioma;
- Atendimento humanizado.
E ainda que sua empresa use bots para otimizar os processos, é interessante que em algum momento o cliente tenha contato com um atendente humano. Pessoas se conectam com pessoas!
A disponibilidade da empresa de tirar dúvidas e resolver problemas também se enquadra nesse quesito. Assim como um pós-venda eficiente.
Uma marca que é exemplo de tudo isso é o Nubank. Frequentemente o banco digital chama atenção pela linguagem descontraída, o tom de conversa que adota com os clientes e o atendimento impecável!
Personalização
Acredite: o seu cliente quer se sentir especial!
Quando ele percebe que a empresa o reconhece verdadeiramente, não encarando-o como apenas “mais um” no meio de uma carteira imensa de consumidores, ele se conecta com a empresa em um nível mais profundo.
Para que isso aconteça, tome o exemplo dos serviços de streaming (como a Netflix e o Spotify) e faça sugestões de produtos e serviços individualizados, de acordo com o padrão de consumo do cliente.
Mas como fazer isso? Será necessário investir em um bom sistema de Big Data, para coletar e organizar dados sobre esses clientes e obter insights a partir deles.
Enquanto essas soluções mais complexas não são possíveis, o simples fato de enviar uma newsletter com o nome do destinatário, por exemplo, já é um diferencial no marketing de relacionamento.
Foco no cliente
O pilar que sustenta esse tipo de estratégia é o foco total no cliente. A empresa deve se colocar no papel de prover soluções para o seu consumidor, facilitar ao máximo a sua experiência de compra e, porque não, facilitar a sua vida!
A Dell também tem um exemplo interessante nesse sentido. A marca criou uma loja online especificamente pensada para consumidores com grande demanda de tecnologia corporativa. Assim, conseguiu eliminar as dificuldades que esses compradores sentiam no e-commerce convencional.
Como você pode melhorar a experiência do seu cliente hoje? Além de tudo isso, investir em brindes promocionais é uma estratégia que parece simples, mas que tem grande valor!
Ao presentear o seu consumidor, sobretudo fora de datas comemorativas, a sua empresa demonstra que se importa com o vínculo que tem com ele e que faz questão de mantê-lo sempre por perto!
Quer saber quais são as melhores opções de brindes promocionais para o seu cliente? Clique a seguir e leia também o artigo: 7 sugestões de brindes baratos que todo cliente vai adorar receber.
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