Marketing de relacionamento: como as grandes marcas fidelizam clientes e se destacam da concorrência

As tendências de marketing se norteiam cada vez mais pela experiência do cliente, porque isso é o que gera encantamento e, por consequência, fidelização e vendas! E o marketing de relacionamento vai justamente nesse sentido: engloba estratégias e ações focadas em aprofundar e melhorar o relacionamento da marca com o cliente.

Veja a seguir algumas boas práticas de marketing de relacionamento baseadas em cases de sucesso de grandes marcas!

Foco no atendimento

Para que a sua relação com o seu cliente melhore, é imprescindível investir no bom atendimento. Isso abrange diversos fatores, como: 

  • Canais de atendimento altamente funcionais; 
  • Linguagem alinhada ao perfil do cliente, que mostre que ele e a marca falam o mesmo idioma; 
  • Atendimento humanizado.

E ainda que sua empresa use bots para otimizar os processos, é interessante que em algum momento o cliente tenha contato com um atendente humano. Pessoas se conectam com pessoas!

A disponibilidade da empresa de tirar dúvidas e resolver problemas também se enquadra nesse quesito. Assim como um pós-venda eficiente

Uma marca que é exemplo de tudo isso é o Nubank. Frequentemente o banco digital chama atenção pela linguagem descontraída, o tom de conversa que adota com os clientes e o atendimento impecável!

Personalização

Acredite: o seu cliente quer se sentir especial

Quando ele percebe que a empresa o reconhece verdadeiramente, não encarando-o como apenas “mais um” no meio de uma carteira imensa de consumidores, ele se conecta com a empresa em um nível mais profundo.

Para que isso aconteça, tome o exemplo dos serviços de streaming (como a Netflix e o Spotify) e faça sugestões de produtos e serviços individualizados, de acordo com o padrão de consumo do cliente. 

Mas como fazer isso? Será necessário investir em um bom sistema de Big Data, para coletar e organizar dados sobre esses clientes e obter insights a partir deles.

Enquanto essas soluções mais complexas não são possíveis, o simples fato de enviar uma newsletter com o nome do destinatário, por exemplo, já é um diferencial no marketing de relacionamento.

Foco no cliente

O pilar que sustenta esse tipo de estratégia é o foco total no cliente. A empresa deve se colocar no papel de prover soluções para o seu consumidor, facilitar ao máximo a sua experiência de compra e, porque não, facilitar a sua vida!

A Dell também tem um exemplo interessante nesse sentido. A marca criou uma loja online especificamente pensada para consumidores com grande demanda de tecnologia corporativa. Assim, conseguiu eliminar as dificuldades que esses compradores sentiam no e-commerce convencional.

Como você pode melhorar a experiência do seu cliente hoje? Além de tudo isso, investir em brindes promocionais é uma estratégia que parece simples, mas que tem grande valor! 

Ao presentear o seu consumidor, sobretudo fora de datas comemorativas, a sua empresa demonstra que se importa com o vínculo que tem com ele e que faz questão de mantê-lo sempre por perto!

Quer saber quais são as melhores opções de brindes promocionais para o seu cliente? Clique a seguir e leia também o artigo: 7 sugestões de brindes baratos que todo cliente vai adorar receber

Na Asga Brindes você encontra muitas opções de brindes personalizados para o sucesso de suas ações!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + três =