O Setembro Amarelo é uma campanha que visa a prevenção do suicídio, tema delicado, que requer também a atenção das empresas, pois é um período de oportunidade para estar mais próximo dos colaboradores e incentivar o cuidado com a saúde mental.
Essas ações voltadas ao endomarketing, são muito positivas também para reduzir o turnover e aumentar a satisfação dos funcionários, porque reforçam o relacionamento entre equipe e empresa e impactam nos resultados de uma maneira geral.
Então, siga na leitura e veja os insights que temos para você.
Endomarketing com conscientização: Benefício para empresas e colaboradores
A ideia central de tornar o mês do Setembro Amarelo todo temático é propagar a informação, a fim de incentivar a discussão e a divulgação dos sintomas e medidas preventivas que levam ao suicídio.
De acordo com pesquisas, os problemas de saúde mental estão mais perto do que se imagina, e é alto o índice de afastamento de colaboradores por doenças de origem emocional. De acordo com a Secretaria Especial de Previdência e Trabalho, os pedidos de afastamento por depressão aumentaram em 30% só em 2020.
As campanhas de conscientização são muito eficientes no sentido também de incentivar os cuidados com a saúde, e entre outros, colabora para evitar essa situação. Muitos colaboradores podem estar necessitados dessas informações por si mesmos ou por suas famílias.
Infelizmente a depressão já foi um tabu, porque acreditava-se que o estado em que o indivíduo fica é por vontade própria. Hoje sabemos mais sobre a doença, mas muitas pessoas ainda ignoram seus sinais e o suicídio pode ser uma consequência.
Como realizar ações promocionais no Setembro Amarelo
A cor amarela é apenas uma representação, que começou através da ação feita por um casal em 1994 depois que seu filho Mike Emme cometeu o suicidio aos 17 anos. O jovem mecânico, de personalidade animada e muito caridosa era apaixonado por carros e ganhou o apelido de Mustang Mike depois de restaurar um Mustang 68 e pintá-lo de amarelo.
O amarelo, que já simboliza a ocasião, contribui com a comunicação visual das ações, e pode ser feito por meio de luzes ou objetos de decoração, como faixas, balões, flores, entre outras maneiras.
Confira outras dicas:
- Organize as ações de modo que os funcionários possam ter contato com a cor e a identificação da campanha. Laços, broches e outros ornamentos no tom amarelo podem marcar a ocasião;
- Estimule dinâmicas nos departamentos através de trocas de recados com elogios de modo que sejam evidenciadas as qualidades de cada membro da equipe. Instalar um quadro de recados com este mesmo propósito, pode funcionar muito bem;
- Realize eventos internos ou palestras sobre o assunto. Isso pode evitar mitos sobre o assunto e colabora para que informações seguras cheguem aos ouvidos de toda equipe;
- Invista em brindes promocionais. Com baixo custo e ótimo valor agregado, os colaboradores se sentirão presenteados e ao mesmo tempo o assunto poderá ser abordado de uma maneira leve e duradoura. Produtos amarelos, frases motivacionais e outros detalhes farão a diferença.
Dicas de brindes para Setembro Amarelo
O planejamento é o ponto de partida para o sucesso das ações, por isso antecipe-se. Para te ajudar, seguem sugestões de brindes para ações de setembro amarelo que seus colaboradores vão adorar receber, que também vão marcar a ocasião e conscientizar.
Copos e canecas – Úteis para o dia a dia, são diversas as opções disponíveis para personalizar. Também há opções na cor amarela, ou com gravação nos tons da campanha Setembro Amarelo.
Sacola tipo Mochila – Perfeita para montar um kit especial de Setembro Amarelo e motivar a sua equipe. É possível compor com copo, toalha, moleskine, entre outros produtos, para gravar sua marca no coração dos seus colaboradores.
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