Campanhas de conscientização: Entenda o conceito e como aplicá-las na sua empresa

As campanhas de conscientização do Outubro Rosa e Novembro Azul são super conhecidas pelo público. No entanto em todos os meses há temas importantes a serem abordados. 

Vamos apresentar o conceito dessas ações e como aplicá-las na sua empresa de forma eficaz. 

Neste artigo você lerá sobre:

Impactos positivos das campanhas de conscientização

Entenda cada conceito e quais ações podem ser incluídas no calendário

Impactos positivos das campanhas de conscientização

Uma empresa que se preocupa com temas importantes como a prevenção e o conhecimento de doenças tem como diferencial a responsabilidade social. O esclarecimento oferecido aos clientes, parceiros, colaboradores e outros envolvidos no dia a dia da empresa, incentiva a realização de exames e as mudanças de hábitos.

Além disso, as informações também são compartilhadas entre familiares e amigos, podendo inclusive potencializar a campanha e salvar vidas através do diagnóstico precoce, consequentemente contribuindo para o bem-estar social. 

Pequenas atitudes fazem a diferença.

Janeiro Branco

O primeiro mês do ano é associado à saúde mental. É importante que as pessoas saibam identificar e diferenciar problemas como ansiedade, depressão, estresse e outros. Abaixo algumas ações que podem ser realizadas na sua empresa durante o período:

  •  Palestras instrutivas e práticas com psicólogos;
  • Questionários sobre a saúde mental dos funcionários;

  • Convênio médico ou descontos para consultas com profissionais da área;

  • Tirar um dia da semana, no mês de prevenção, e promover uma atividade relaxante. Para acompanhar, ofereça brindes que estimulem a continuação dessa prática em suas rotinas, como por exemplo itens de cuidados pessoais, acessórios de viagens ou produtos para atividades físicas.

Fevereiro Roxo

Esse mês tem como foco três doenças: fibromialgia, lúpus e mal de Alzheimer. Elas não têm cura, mas existem tratamentos para manter a qualidade de vida dos portadores. Quanto mais precoce o diagnóstico, mais eficiente será o tratamento.

Portanto, a campanha pode focar na conscientização dos sintomas, exames que diagnosticam as doenças e como quem convive com os portadores devem se portar. 

Ela pode ser feita por meio de informativos via e-mail marketing, folhetos distribuídos na loja e na empresa para os colaboradores.

Março Azul-Marinho

Março é dedicado para a prevenção do câncer colorretal. Os sintomas dessa doença podem ser confundidos, acarretando um diagnóstico tardio em boa parte dos casos. Uma ação assertiva é contratar um profissional da saúde para tirar dúvidas de seus colaboradores e deixar um banner exposto para chamar a atenção dos clientes.

Você também pode disponibilizar no site da empresa um ebook com práticas saudáveis que ajudam na prevenção da doença, além de distribuir um modelo impresso para os funcionários.

Abril Verde e Azul

O Azul está relacionado a conscientização do Transtorno Espectro Autista. Condição que pode ser percebida já nos primeiros meses, por isso é importante entender os sintomas para que o diagnóstico seja o mais cedo possível.

Podem ser trabalhados temas como a inclusão social e no trabalho através de posts nas redes sociais. 

O tema Verde se refere à saúde e segurança no trabalho. As instruções sobre a importância do uso dos equipamentos de segurança podem ser reforçadas por folders e treinamentos especiais para a equipe.

Aproveite para ler: DICAS DE BRINDES PARA A SIPAT: COMO INCENTIVAR A PARTICIPAÇÃO E APRENDIZADO DOS COLABORADORES

Maio Amarelo

Maio amarelo envolve a promoção da segurança no trânsito. Empresas com entregadores, por exemplo, podem reforçar ainda mais esse tema para evitar acidentes. 


Uma ação assertiva é demonstrar os números relacionados a esses acidentes por meio de vídeos nas redes sociais e em palestras internas. Além de oferecer brindes automotivos para ajudar na conscientização durante os trajetos.

Junho Vermelho e Laranja

A cor vermelha representa campanhas de conscientização para a doação de sangue e a laranja significa a luta contra a anemia e a leucemia.

As empresas podem estimular clientes e funcionários a participarem das doações de sangue e do cadastro de doação de medula óssea, fazendo a divulgação dos hospitais e hemocentros, através banners nas lojas, site e nas redes sociais.

Você também pode orientar os colaboradores sobre os requisitos para a doar e cuidados após a doação, como a folga que lhe é garantida por lei.

Julho Amarelo

Julho é o mês de prevenção à hepatite. As empresas podem conscientizar através das informações sobre os cuidados a serem tomados e os sintomas.

Visto que a hepatite pode ser transmitida por objetos compartilhados que estejam contaminados, busque distribuir itens pessoais como:

Agosto Dourado

Esse mês é referente à amamentação, as empresas preocupadas com esse tema podem investir nas seguintes ações:

  • Fazer parcerias com creches próximas da empresa;

  • Conceder um prazo de 180 dias para licença maternidade;

  • Oferecer home office para as mães mesmo após a licença maternidade.

    Além disso, informações sobre a importância da amamentação podem estar disponíveis nos meios digitais da empresa, como as redes sociais e blogs.

Setembro Amarelo

As campanhas de conscientização desse mês são sobre a prevenção do suicídio. As ações são bem parecidas com as do janeiro branco. Além disso, você também pode:

  • Falar sobre o assunto

Quebre o tabu através de cartazes, comunicados, rodas de conversa e até palestras com um profissional da área de saúde mental.

  • Promover o mindfulness

Essa é uma técnica de meditação que ajuda a controlar o estresse e promove a consciência corporal, para manter o equilíbrio entre o corpo e a mente.

  • Criar uma cultura humanizada

Coloque o colaborador em foco, busque uma conduta mais amiga e promova dinâmicas que enalteçam as qualidades da equipe e valorizem o seu papel na empresa.

  • Treinar seus líderes para os sinais

Profissionais podem instruir os gestores sobre sinais de perigo, como isolamento, faltas ou mudança brusca de personalidade e como agir nessas situações. 

Outubro Rosa

O câncer de mama é o tema abordado neste mês. As ações podem estimular a disseminação de informações como os sintomas, exames preventivos e dados dos casos no país. Usar ou oferecer como brindes camisetas personalizadas com as cores da campanha e laços na cor rosa são interessantes.

Para as funcionárias a empresa também pode fazer parcerias com consultórios médicos, pagar o exame preventivo ou uma parte dele contribuindo possíveis diagnósticos precoces, caso a empresa não tenha convênio médico.

Novembro Azul

Agora é a vez da prevenção dos homens com relação ao câncer de próstata. As ações podem ser parecidas com as do outubro rosa. Fazer a arrecadação de chapéus e bonés para pacientes que estão tratando a doença pode envolver ainda mais o público na campanha. 

Se possível ofereça palestras de conscientização, a distribuição de informações preventivas e brindes personalizados com o tema da campanha.

Dezembro Laranja

O último mês das campanhas de conscientização termina com o tema câncer de pele. As ações podem incluir palestras sobre os números da doença, prevenção e distribuição de produtos que intensifiquem os cuidados como:

  • Boné;

  • Filtro solar;

  • Camisetas com proteção UV;

  • Óculos de sol.

Sua empresa pode salvar vidas através de pequenas atitudes, organize o seu calendário anual com essas ações e conte com a Asga Brindes para te ajudar. 

Aproveite para conferir: 5 MOTIVOS PARA ESCOLHER A ASGA BRINDES PARA SUAS AÇÕES PROMOCIONAIS

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