Como fazer marketing em 2022

Como fazer Marketing em 2022: Planejar para alcançar objetivos

O ano já começou e é hora de planejar suas estratégias para 2022, levando em consideração as boas práticas, especialmente para o marketing e quais são as maiores apostas dos especialistas.

Neste conteúdo exclusivo, listamos os pontos que você precisa prestar atenção para obter resultados relevantes, e o que não pode faltar para sua empresa ficar em alta performance.

Neste artigo você vai ler sobre como fazer Merketing em 2022:

  • Começando 2022 com objetivos e metas
  • O Marketing em 2022
  • Como fazer um planejamento de Marketing eficiente
  • Marketing Promocional mais forte
Começando 2022 com objetivos e metas

O marketing, principalmente na era digital, é muito volátil. Algumas estratégias podem ser altamente eficientes hoje, mas de baixo impacto no dia seguinte. Com isso em mente, é preciso planejar e buscar diretrizes específicas para encontrar um bom caminho para obter resultados.

Na metodologia SMART, por exemplo, é possível encontrar questões relevantes para conseguir realizar um bom planejamento, veja:

  • Specific (Específico);
  • Measurable (Mensurável);
  • Achievable (Atingível);
  • Relevant (Relevante);
  • Time-Based (Prazo final).

Por fim, a clareza dos objetivos da empresa é o ponto de partida para poder monitorar os avanços e saber se será possível que eles possam ser alcançados.

O marketing em 2022

O Web Summit 2021, realizado em Lisboa com a presença das maiores empresas do mundo, foi palco de um debate sobre o futuro do marketing, e para a maioria dos profissionais ele mudará bastante, tornando-se cada vez mais assertivo.

1. Maior especialização

O marketing digital, por exemplo, mudou muito nos últimos dois anos. Com a pandemia, as grandes empresas se viram obrigadas a também investir nesse tipo de divulgação, o que faz a competitividade crescer.

Como as pequenas e médias empresas não possuem tanto capital para competir de frente, é preciso pensar em maior especialização. Isso é, contar com a colaboração de agências focadas no digital, mas também investir na área internamente, além de buscar compreender os melhores locais para alocar os recursos.

2. Visão de longo prazo

Em um planejamento de marketing, seja para as mídias online ou offline, uma das coisas mais importantes é a visão de longo prazo

O que temos visto, é o desejo de todas as empresas de viralizar e se tornar uma autoridade da noite para o dia, mas a verdade é que o conhecimento da marca pelo público, necessariamente vem antes da relevância e autoridade. 

São duas etapas distintas que precisam ser trabalhadas paralelamente, mas com diferentes pesos ao longo da jornada. E ter uma visão de longo prazo impede que a equipe de marketing tome decisões precipitadas ou que não condizem com a imagem que a empresa busca passar e os objetivos que pretende alcançar.

3. Propósito e não alienação

O consumidor está, aos poucos, abandonando as compras por impulso para investigar a fundo as marcas que consome. Com o avanço das tecnologias, a humanização das marcas se tornou um pré-requisito para a conquista do mercado.

Assim, o alinhamento com um propósito sólido, desenvolvimento de políticas sociais e ambientais dentro do ambiente empresarial são uma moeda de troca muito relevante, principalmente em relação às novas gerações.

Como fazer um planejamento de marketing eficiente?

Cada empresa possui a sua própria realidade e diferentes objetivos, assim como prazos para atingi-los ou o impacto que deseja causar no mercado. Assim, não há uma receita, mas alguns passos que podem ajudá-lo a seguir na direção certa.

Veja os 3 campos que precisam ser explorados:

  • A sua marca;
  • As marcas concorrentes;
  • O cliente.

Nessa divisão, a sua marca é a única coisa que você é capaz de controlar. Os clientes buscarão sempre a melhor alternativa e os concorrentes irão oferecer exatamente isso se você não se planejar.

Confira os passos para fazer um bom planejamento:

1. Faça um diagnóstico

O diagnóstico da empresa serve para compreender como ela está no presente e definir o seu ponto de partida. É preciso ser muito honesto para que os resultados desejados sejam obtidos, pois a estratégia depende muito mais da marca em si do que das tendências do mercado.

A metodologia SWOT é a mais indicada para isso. Com ela você compreende suas forças, fraquezas, ameaças e oportunidades.

1.1 Defina o seu objetivo

O objetivo é a grande meta que precisa ser atingida em algum momento. Como estamos falando em planejamento de longo prazo, lembre-se sempre que eles precisam ser SMART, caso contrário, podem ser impossíveis de serem atingidos e você só se dará conta muito tarde, por isso:

1.2 Encontre seus indicadores

Cada estratégia gera resultados diferentes. Se o seu objetivo é se tornar relevante nas redes sociais, o número de seguidores é importante. Caso você queira vender mais, essa métrica é irrelevante, na verdade, você precisa ficar de olho na taxa de conversão.

1.3 Defina o seu orçamento

Antes de colocar as mãos na massa, é preciso ter em mente com o máximo de clareza o orçamento de marketing. A pior coisa para qualquer empresa é precisar abandonar as estratégias de marketing na metade devido à falta de recursos. 

1.4 Escolha as estratégias

O marketing de conteúdo em blogs, por exemplo, é fundamental para uma estratégia, pois ali você pode educar o seu lead com um conteúdo mais denso e conduzi-lo até a próxima fase do funil.

A escolha da estratégia precisa estar altamente alinhada com os objetivos, se não gerará resultados inesperados, tanto positivos quanto negativos.

2. Defina o seu público-alvo

O marketing em 2022 será altamente focado no cliente. É fundamental que qualquer marca que deseja se tornar reconhecida, pense em ser relevante para um público específico. As suas soluções não são universais e precisam chegar diretamente em quem possui ou possuirá um interesse em consumi-las.

É importante compreender que ao longo da jornada de compra, as demandas mudam. Clientes recém-chegados a sua empresa precisam de mais informações sobre o produto, enquanto os que “são de casa” já querem saber mais sobre o negócio.

3. Analise a concorrência

Com o mercado altamente competitivo, precisamos compreender a concorrência não como todas as marcas do mesmo setor, mas aquelas que podem tirar o seu público de você de maneira direta.

A análise da concorrência permite saber o que eles estão fazendo, para que você possa otimizar a sua estratégia ainda mais.

O marketing e estratégia promocional tem como objetivo proporcionar uma experiência ao consumidor, seja para fortalecer a sua marca ou para fidelizar clientes antigos e conquistar os novos.

Com as ações alinhadas, é possível incrementar a percepção de valor, que levam clientes a realizar compras, por serem indiretamente incentivados a isso.

Mas não é só isso! O marketing promocional, está diretamente ligado às estratégias de branding (gestão de marca), que ajuda a potencializar o valor da marca, fazendo com que o consumidor, diante de uma experiência agradável, volte a comprar.

Outra dica é usar, com planejamento e foco no objetivo, as datas comemorativas, eventos corporativos ou criar ações de premiações sazonais, que são alguns dos exemplos mais conhecidos, e podem ser adaptados para todas as realidades.

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Leia também: Estratégia promocional – Entenda o que é e como isso pode ajudar sua empresa

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