A participação em feiras e eventos corporativos é uma grande oportunidade para empresas de todos os portes e segmentos conquistarem novos clientes e parceiros.
Seja para o modelo online ou presencial, é uma oportunidade de colocar a sua marca ainda mais próxima do seu público alvo. Elas abrem as portas para a captação e fidelização de novos clientes, permitindo ainda que seu negócio demonstre diferencial competitivo quanto à concorrência.
No entanto, o sucesso na participação em feiras depende de um fator principal: o marketing. Ele é a base para que seu investimento ofereça bons retornos. Por isso, elaboramos este artigo especialmente sobre o assunto.
Continue com a gente na leitura e saiba como melhorar o seu marketing e se destacar nas feiras e eventos corporativos!
Como fazer um marketing para feiras eficaz?
Em primeiro lugar, você precisa compreender que os eventos possuem características muito distintas de todas as outras ações de divulgação que a sua empresa pode tomar. E é muito importante compreender como isso afeta suas estratégias de marketing.
Sendo um acontecimento bem pontual no tempo, o marketing para eventos como as feiras deve focar em três pilares:
- Antecipação: para atrair pessoas até o evento;
- Ação: para atrair pessoas ao seu estande;
- Memória: para que as pessoas lembrem-se da sua marca após o evento.
Veja a seguir como construir cada um destes pilares do marketing para eventos para obter o melhor retorno com sua participação!
Criando antecipação: Divulgue em todos os canais
O primeiro passo para ser bem sucedido em sua participação em feiras é divulgar ao máximo para atrair seu público e seu cliente ao evento. E a melhor forma de fazer isso é apostar no Omnichannel.
Isso significa utilizar todos os seus canais de comunicação, de forma integrada, para atingir seu público. Meses antes da feira, comece a povoar seu feed nas redes sociais, seu e-mail marketing e seu blog com informações sobre sua presença no evento, para que o máximo possível de clientes saiba da sua participação.
Um passo importante nesta fase é criar hashtags que associem sua marca à feira. Elas vão ajudar seu público a acompanhar sua preparação e ainda vão criar as bases para a estratégia que veremos a seguir!
Atraindo clientes para o seu estante: cobertura em tempo real
Apesar das feiras oferecerem grandes oportunidades de negócios, elas também são um desafio, pois trata-se de um ambiente de alta competitividade. Com diversas empresas do mesmo setor tentando atrair clientes, é imprescindível garantir atrativos para que os potenciais consumidores e parceiros se interessem pelo seu estande em meio a tantos outros.
E, para cumprir esta missão, não basta oferecer um marketing de experiência incrível no seu espaço. As pessoas precisam saber que o seu estande é o melhor para decidirem ir até lá. Por isso, invista em uma cobertura em tempo real.
Abuse das redes sociais. Pesquise as hashtags que estão sendo mais utilizadas no evento e use também as suas próprias para ajudar as pessoas a localizarem seus posts e saberem tudo o que seu estande oferece de diferente!
Fique na memória do cliente e converta vendas: use brindes
Como falamos anteriormente, as feiras são um ambiente de altíssima competitividade. É preciso ter em mente que o público que visitou seu estande também teve contato com inúmeras empresas da concorrência. E a sua chance de converter vendas no pós-feira e fidelizar novos clientes é desenvolver estratégias para ser lembrado.
Para isso, invista em brindes. Mas se destaque da concorrência: crie diferencial competitivo oferecendo brindes diferenciados e de alta qualidade, que vão realmente agregar valor para seus potenciais clientes. Assim, eles terão naturalmente uma lembrança afetiva do seu negócio.
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