Hábitos de consumo: Como saber quais são os dos seus clientes e como impactam na sua empresa

Os hábitos de consumo são criados a partir de um gatilho, uma rotina e uma recompensa. Por exemplo, a vontade de comer um doce, faz com que você vá até sua loja preferida de bolos para saciar esse desejo. 

Portanto, eles têm impacto nos interesses e na decisão de compra do seu cliente. Para que o mesmo tenha uma experiência única e personalizada, e a comunicação da empresa seja assertiva, você, profissional de marketing, deve conhecê-los. 

Neste artigo, você vai ler:

Importância dos hábitos de consumo para uma comunicação assertiva

Fatores que influenciam os hábitos de consumo

Como saber quais são os hábitos dos clientes

Importância dos hábitos de consumo para uma comunicação assertiva

Saber quais hábitos de consumo seus clientes possuem, como são gerados e suas mudanças é relevante para:

  • Criar o perfil da persona;
  • Planejar estratégias para atrair e fidelizar clientes;
  • Se antecipar nas campanhas sazonais.

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Fatores que influenciam os hábitos de consumo

Os hábitos de consumo, normalmente, são criados pelos próprios consumidores, mas também sofrem influência de fatores externos. Conheça quais são para entender os hábitos da sua persona:

  • Social: o ser humano tende a agir da mesma forma que as pessoas da sua comunidade, e com os hábitos de consumo é a mesma coisa, eles são influenciados pelas outras pessoas que o consumidor convive;
  • Pessoal: a personalidade é singular e contribui para a formação dos hábitos;
  • Cultural: muitas vezes, a compra de algum produto tem grande interferência da cultura local, como é o caso das campanhas sazonais;
  • Psicológico: a necessidade de aceitação e alguns medos servem de gatilho para a compra de um determinado produto;
  • Etário: cada estágio da vida tem seus comportamentos, assim, exigem necessidades específicas daquela faixa etária;
  • Socioeconômico: a classe social vai definir as marcas, produtos e frequência de compra dos consumidores.

Como saber quais são os hábitos dos seus clientes

Para que um planejamento seja impecável, ele não deve seguir achismos. Foque em ações claras e objetivas que podem ser mensuradas. Vejas as sugestões a seguir:

Ferramentas de monitoramento

Já existem ferramentas que auxiliam o monitoramento dos hábitos de consumo dos consumidores. Vamos exemplificar 3 delas:

  • Google Analytics: esta ferramenta acompanha a audiência de sites, campanhas de marketing e os índices de conversão e vendas;
  • FX Flow Intelligence: mapeia o comportamento do estabelecimento físico para aprimorar a experiência do cliente, que ajuda a gerar mais vendas e fidelizar clientes;
  • Scup: ela identifica os seguidores mais influentes, acompanhando suas postagens e o que dizem sobre a marca em mais de 15 redes sociais. Tem a possibilidade de aplicar pesquisas de mercado e opinião com até 100 mil pessoas.

Pesquisas

Para conhecer os hábitos de consumo do seu público-alvo e construir sua persona, o ideal é fazer pesquisas de mercado. Com essas informações, a empresa tem mais chances de sanar as expectativas e solucionar os problemas dos seus clientes.

Seguem algumas perguntas para que sua pesquisa seja mais assertiva possível:

  • Formas preferidas de pagamento;
  • Frequência de compra;
  • Quais mídias mais utiliza;
  • Quanto costuma investir em produtos deste segmento;
  • O que o influenciou para finalizar a compra.

O público pode ser definido com o histórico de compra e atendimento do cliente. Ela pode ser feita on-line e enviada por email aos consumidores. 

Uma forma de engajar as pesquisas de mercado é oferecer algum benefício para quem vai respondê-las. Pode ser um cupom de desconto ou algum conteúdo de valor que pode ser baixado. 

No caso de um público segmentado, você pode oferecer um brinde personalizado. Dessa forma, ele se sente valorizado e o relacionamento com a marca é fortalecido. 

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