Trabalho Home Office: Como manter os colaboradores motivados

O trabalho em home office se tornou uma realidade para muitas empresas. Muitas delas também estão entrando no mercado com um modelo totalmente remoto de trabalho e, com isso, vem a necessidade de aprender a lidar com a sua equipe neste ambiente.

Manter os colaboradores no home office pode ser um desafio. Esse trabalho remoto exige que você conte com uma equipe que seja confiável e, claro, bastante produtiva.

Porém, existem formas de manter a sua equipe engajada com a empresa, assim como poderiam ser no ambiente físico. Além disso, o home office oferece muitas formas de aprimorar a comunicação e a produtividade dos colaboradores.

Neste artigo vamos mostrar algumas das principais dicas sobre como motivar funcionários no home office. A ideia aqui é trazer essas dicas de um modo prático, que faça sentido no dia a dia da empresa. Confira:

Tenha uma organização otimizada da sua empresa no ambiente virtual

Um grande desafio das empresas é ter uma boa plataforma para assimilar (e integrar) tudo o que é preciso para fazer o serviço funcionar. A falta dessa estrutura pode ser desmotivante para muitos colaboradores.

Não estamos falando aqui sobre investimento em plataformas e softwares caros, mas sim da forma como a sua equipe se comunica por meio da internet para produzir mais e melhor.

Vamos dar duas palavras de ouro aqui: organização e otimização. Com ferramentas simples, como as oferecidas gratuitamente pelo Google, Trello, Discord e várias outras plataformas online grátis, é possível manter um sistema de produção otimizado, inclusive criando um fluxo de trabalho integrado, para que a equipe trabalhe conjuntamente.

Coisas simples, como uma planilha inteligente ou um Drive bem organizado, podem ser a chave para que o seu colaborador se sinta num ambiente organizado e promissor, se integrando ao fluxo de trabalho da empresa.

Reuniões mensais com toda a equipe

Uma das melhores coisas que você pode fazer é ter pelo menos uma reunião mensal com a sua equipe – toda a sua equipe.

Ter um contato diário, semanal ou mesmo mensal para discutir como a empresa tem se saído, como foi o desempenho de cada setor, inclusive a partir de elogios, é uma excelente forma de integrar o colaborador ao seu time. Discuta sobre os objetivos, as metas e o que se espera para o futuro próximo. Tudo isso incentiva e engaja.

Assim como o ponto anterior, essas reuniões têm uma relação direta com a motivação da sua equipe, porque ela percebe que existe uma estrutura e que existem resultados a serem alcançados. Isso promove a integração da equipe, além de manter esse fluxo de trabalho bem organizado, tanto para você, quanto para os colaboradores.

Feedbacks

Sempre que possível, dê um feedback sobre a produção do seu colaborador. Esse é um momento de aperfeiçoar o trabalho e criar continuidade. Da mesma forma, solicite um feedback de como ele(a) se sente em relação ao trabalho e o que pode ser mudado para que o fluxo e o engajamento melhorem.

Promova reuniões mais descontraídas

Na maioria das empresas em home office, muitos colaboradores trabalham em localizações bastante diferentes. Um happy hour digital não é uma má ideia: envie um bom petisco ou até mesmo um brinde personalizado, e os convide para uma conversa descontraída por vídeo com toda a equipe. O engajamento entre os diferentes setores da sua empresa é excelente para a noção de responsabilidade e torna o relacionamento mais pessoal.

Veja algumas sugestões de brindes personalizados para o happy hour online:

Copo Personalizado
Para 550ml de bebida e em material de acrílico colorido transparente. Com excelente acabamento para gravar com a sua marca e ótimo custo-benefício. Este brinde vai marcar de maneira especial o happy hour. Colaboradores se sentirão especiais.

Caneca Personalizada
Caneca com capacidade de 350ml e em acrílico. Para personalizar com a sua marca e deixar gravada a ocasião na memória da equipe. Ideal para aquele momento de descontração e uma boa bebida!

Taça Plástica Personalizada
Para 400ml, é perfeita para aquele vinho ou drink, ou outra bebida gelada. Que tal? O ar de elegância vai envolver a equipe com certeza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × 5 =