A importância das campanhas de incentivos para seus colaboradores

É comum que toda empresa se preocupe com a forma com que os clientes a enxergam e que estejam sempre buscando melhorar esta imagem através de ações promocionais, bom atendimento, benefícios oferecidos, entre outros.

Mas, você já parou para pensar que um cliente satisfeito depende de um produto ou serviço entregue com qualidade, da organização da empresa e do atendimento prestado pelos colaboradores, por exemplo?

E ainda mais, para que todo esse fluxograma funcione, sua equipe deve estar motivada e satisfeita. Para isso é importante que o departamento de RH compreenda as necessidades e dificuldades dos colaboradores, para realizar ações que visam transformar problemas em possibilidade de melhora, para obter como resultado um ambiente de trabalho mais agradável e pessoas mais felizes.

O endomarketing surge justamente neste processo, fruto de um trabalho entre a equipe de recursos humanos e a de marketing, é desenvolvido especialmente para percepção interna da empresa, buscando melhorar a imagem dela para seus cooperadores.

Motivar seus funcionários, fazendo com que ele se sinta uma parte fundamental dentro do processo pode reduzir o índice de rotatividade e aumentar a produtividade. 

Ao promover ações que reconheçam os esforços da equipe e de cada um individualmente, obtém-se um resultado muito positivo e os colaboradores acabam falando mais sobre as vantagens de fazer parte da empresa para seus amigos, familiares e até através das redes sociais, o que acarreta uma imagem mais humana e carismática da mesma, possibilitando atrair e reter talentos.

Mas como começar a implantar o endomarketing?

É preciso que o gestor mantenha contato com seu time, de forma mais próxima, buscando saber o que eles pensam sobre o local, quais coisas imaginam que poderiam ser mudadas ou reestruturadas e como sugerem que isso seja feito. 

Dica: Para se aproximar mais e entender melhor seus funcionários você pode realizar questionários internos, para tanto é importante se atentar a linguagem, ortografia e perguntas tendenciosas. Além disso, deve ser algo objetivo, não muito longo e preferencialmente anônimo, para que possa receber respostas sinceras que o ajudem a traçar planos.

Durante e após a implementação desta metodologia é importante realizar pesquisas de satisfação junto aos colaboradores. 

Estas práticas auxiliam na melhora do clima no ambiente de trabalho e concomitantemente na otimização dos resultados alcançados pela empresa.

3 dicas para incentivar e motivar seus colaboradores

1. Bonificação por resultados

Esta prática tem sido algo muito comum dentre as empresas que já investem em marketing interno.

Acontece de acordo com o desempenho individual dos funcionários de forma que evidencia que a corporação reconhece seus esforços diários.

A motivação dos funcionários não está atrelada somente aos recursos financeiros, o que importa neste tipo de ação é de fato o reconhecimento, sendo assim, este pode ser feito através de tickets de cinema, vale de alguns restaurantes, cupons promocionais, entre outros.

Além disso hábitos de elogio e agradecimentos são fundamentais.

2. Iniciativas de integração

É muito importante manter os colaboradores próximos à empresa, assim estes se identificam com os negócios e se veem como parte importante do processo.

Estas iniciativas concluem na aproximação de cada funcionário com a equipe. 

Para tanto podem ser promovidos happy hours, festas de fim de ano, ações que estimulam a participação da família, entre muitas outras. 

3. Brindes personalizados

Ações internas em datas comemorativas, como por exemplo dia das mulheres, aniversário da empresa ou aniversários de colaboradores, podem contar com brindes personalizados.

Os produtos que recebem a marca da empresa, também pode ser usado em ocasiões de promoções para um novo cargo, tempo de serviços prestados, confraternização de final de ano e muito mais.

Esta atividade contribui com o endomarketing de forma muito significativa, já que o funcionário percebe que a empresa conta com ele, o conhece e se importa em fazer parte e comemorar as datas especiais em comum, o fazendo se sentir importante e único para a instituição.

Além dessas, existem muitas outras ações que podem ser eficientes campanhas de incentivo para sua equipe.

Invista na felicidade de seus colaboradores para conquistar verdadeiros fãs do seu negócio.

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