Marketing de impacto: A estratégia certa para sua empresa se diferenciar no mercado

Marketing de impacto: a estratégia certa para sua empresa se diferenciar no mercado

A concorrência está se tornando cada vez maior em todos os segmentos. Por isso, as empresas precisam desenvolver novas formas de atrair a atenção dos consumidores. E nesta batalha por criar diferencial competitivo, saem na frente os negócios que apostam em estratégias criativas e inovadoras, capazes de encher os olhos e causar identificação com o público.

Neste contexto, um dos principais recursos à disposição é o marketing de impacto. Antes conhecido como marketing de guerrilha, ele posiciona a marca de formas totalmente inesperadas, cativando o cliente e trazendo grandes resultados na aquisição e fidelização de consumidores.

E é este o assunto do nosso artigo de hoje. Para te ajudar a desenvolver novas maneiras de atrair clientes, vamos te explicar em detalhe o que é o marketing de impacto e como você pode utilizá-lo para se comunicar com seu público e fechar mais negócios!

Neste artigo você vai ler sobre:

  • O que é o marketing de impacto?
  • Por que você deve investir nisso?
  • Como colocar em prática?
O que é o marketing de impacto

Bem, o termo em si já entrega muito de seu significado, não é mesmo? Essa estratégia é capaz de causar uma forte impressão no espectador.

Para fazer isso, é necessário elaborar ações inusitadas, que surpreendam o público em momentos inesperados, mas de uma forma relacionada com o produto ou serviço que você oferece. Por exemplo:

Frontline é um produto antipulgas e carrapatos para cães e gatos. A empresa fez uma ação de marketing de impacto em um shopping: no piso térreo, em uma área ampla cuja visibilidade era privilegiada de andares superiores, instalaram no chão um adesivo gigante que exibia um cachorro se coçando. Simples, não é?

De cima, quem via o anúncio visualizava as pessoas que passavam sobre ele como pequenos parasitas sobre o corpo do animal.

Porque você deve investir no marketing de impacto

No tópico anterior mencionamos como essa estratégia impressiona seu público. Você acha que quem viu em tempo real pessoas parasitando um cachorro gigante vai se esquecer desta imagem irreverente e educativa?

Ou seja, esta metodologia permite:

  • Aumentar a consciência e lembrança da marca;
  • Atrair novos clientes;
  • Posicionar-se de forma diferenciada da concorrência;
  • Atribuir valor ao seu produto ou serviço;
  • Divulgação espontânea por compartilhamento de vídeos e imagens.
Como fazer marketing de impacto

Mais fácil dito do que feito, não é mesmo? Embora ideias simples sejam suficientes para criar ações inesquecíveis e trazer grandes resultados, muitas vezes elas podem parecer as mais difíceis.

Por isso, aqui vão algumas dicas para elaborar uma estratégia de marketing de impacto:

  • Conheça as dores do seu público e elenque como a sua solução resolve esse problema;
  • Pesquise a rotina e as preferências do seu público-alvo. Quais lugares ele frequenta? Que outras marcas fazem parte do seu estilo de vida?
  • Conheça as objeções do seu público e liste como sua solução as elimina;
  • Descubra os anseios e desejos do seu público.

Com essas informações você pode fazer um brainstorming com sua equipe. Uma seção onde todos dão ideias e nenhuma sugestão é ruim. A partir delas, vão surgir e evoluir conceitos inusitados que darão a base para a ação.

A seguir, você pode planejar parcerias para dar vida à ideia ou torná-la mais interessante. E lembre-se: invista na qualidade dos materiais utilizados! Seu cliente precisa entender com clareza a mensagem que está sendo transmitida.

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