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Marketing de oportunidade que ajuda a gerar lucro

Empresas de sucesso são as que sabem aproveitar as chances recebidas para gerar novos negócios. Nesse sentido, o marketing de oportunidade é uma ferramenta fundamental para promover a marca e ampliar o alcance da mensagem.

Dessa maneira, criamos um conteúdo exclusivo para contar tudo sobre essa técnica e apresentar a estratégia que pode gerar ainda mais lucros para a sua empresa. Confira!

Neste artigo você vai ter as respostas para as perguntas:

  • O que é marketing de oportunidade?
  • Como aproveitar as oportunidades para vender mais?
  • Como criar oportunidades em ações on-line e off-line?
  • Como evitar efeitos negativos nas ações de marketing?
O-que-é-Marketing-de-Oportunidade?

Trata-se de uma estratégia focada em aproveitar os momentos de contato com o cliente, de acordo com as suas preferências.

Por exemplo, campanhas em datas comemorativas possuem maior chance de se tornarem virais. Afinal, o dia específico é um tema que todos estão falando.

O foco do marketing de oportunidade é ganhar uma vantagem sobre o contexto, e não tanto sobre o conteúdo.

Essa estratégia é muito usada no mercado offline. Podemos tomar como exemplo a origem do Dia dos Namorados no Brasil, uma data diferente do restante do mundo. Ela foi criada justamente para atrair clientes ao mercado no mês de junho, como iniciativa da Prefeitura de São Paulo em 1949.

No entanto, é possível gerar lucros em qualquer época do ano sabendo como se posicionar corretamente.

Como-aproveitar-as-oportunidades-para-vender-mais?

Os cases mais emblemáticos da estratégia estão com a Netflix. O serviço de streaming online, frequentemente, utiliza temas em alta para divulgar os seus projetos.

Em 2016, com o lançamento de uma nova temporada da série Stranger Things, ambientada na década de 1980, a empresa divulgou uma chamada com a Xuxa lendo cartas dos fãs pedindo ajuda para resolver a trama da série.

Há referências da boneca da Xuxa, o disco ao contrário e todas as teorias da conspiração que a apresentadora foi alvo no mesmo período.

Esse tipo de abordagem aproxima o público através de temas dos quais já é familiar. Cativa o interesse em descobrir mais sobre a empresa e os produtos ou serviços ofertados.

Leia também: Marketing de relacionamento – Como as grandes marcas fidelizam clientes e se destacam da concorrência.

Como-criar-oportunidades-em-ações-on-line-e-off-line?

A prática online, como sabemos, é fundamental para qualquer empresa que busca se destacar. Quando falamos nessa estratégia, é essencial deixar claro que as empresas que não estão na internet, estão deixando dinheiro na mesa para a concorrência.

É um ambiente muito propício para esse tipo de estratégia, uma vez que diariamente as tendências mudam, e vários tópicos de interesse são criados, assim como os chamados memes, por exemplo, que é uma oportunidade para se aproximar do seu público-alvo através do assunto do momento.

Em 2016, mais especificamente no Halloween, foi criado um capítulo na guerra do fast food. A ocasião tão simbólica nos EUA foi a chance do Burger King se fantasiar de McDonald’s, porém, quando o cliente se aproximava, via a mensagem: “ainda grelhamos nosso hambúrguer no fogo”.

Foi graças à internet que essa brincadeira ficou mundialmente conhecida, no entanto, o contexto também pode ser feito de maneira offline.

Nesta área do marketing de oportunidade, as datas comemorativas são as principais ferramentas, inclusive já são de amplo conhecimento, mesmo que não sob esse título.

É importante compreender que a oportunidade nem sempre é tão óbvia. É possível criar campanhas baseadas apenas em datas chave, com foco em símbolos já conhecidos, como o cupido, o Papai Noel ou o Coelho da Páscoa.

Porém, buscando o sucesso, a criatividade é fundamental. O Burger King fez uma brincadeira irônica com a concorrência, chamando mais atenção do que uma simples promoção de Halloween.

Infelizmente não existe um guia para identificar oportunidades, afinal, elas estão em toda parte. Basta observar com atenção, e é isso que vai ajudar a estimular a criatividade.

Como-evitar-efeitos-negativos-nas-ações-de-marketing?

Oportunidade não significa tirar proveito. Quando a estratégia é mal conduzida, pode acabar com a reputação de uma marca.

Ao tratar de tendências, principalmente nos dias de hoje, estamos sujeitos a nos envolver em polêmicas. Esses temas não precisam ser evitados, mas devem ser tratados com extrema cautela se forem utilizados. Podem servir para engajar a audiência, mas também pode afastá-la com uma só palavra fora do lugar.

É preciso levar em conta quem é o interlocutor. A viralização, muitas vezes, é apenas vaidade. De nada adianta a campanha chegar a milhares de pessoas e ninguém retornar para fechar negócios. Acaba sendo apenas um desperdício de recursos e tempo.

Jamais conte mentiras. O marketing, de todas as maneiras, é focado em honestidade. Sempre que surgir uma notícia muito apelativa, evite usá-la como referência até ter certeza que é verdadeira.

Por fim, esteja atento(a) para não se tornar uma cópia. É totalmente legítimo se apoiar em referências que são autoridades no nicho. No entanto, a inspiração é diferente do plágio. O primeiro é fundamental; o segundo, o maior erro que se pode cometer.

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