Marketing promocional e digital, qual é o melhor?

Para dar início vamos pensar em entender o conceito de cada um deles.

Atualmente existem mais de 80 classificações diferentes de marketing, dentre elas estão o marketing promocional e o digital.

Escolhemos falar sobre eles por serem bem “opostos”, já que um é visto por alguns como extremamente ultrapassado por ser um método antigo e o outro completamente atual considerando que cada vez mais a pessoas consomem conteúdos online.

Consiste em um conjunto de estratégias de comunicação a serem utilizadas no meio online. Pode envolver a produção de conteúdos, administração de redes sociais, otimização de buscas com SEO, e-mail marketing, entre outras ferramentas.

Muitas empresas a partir da expansão da internet têm aproveitado para investir nas mídias online, pois buscam atrair visibilidade e novos consumidores através de conteúdos relevantes ou mesmo através de publicidade paga.

O marketing de conteúdo tem sido um grande promotor e aliado para atrair novas oportunidades. Por exemplo, uma papelaria, não precisa ter nas suas redes sociais somente o que ela vende, seus preços, sua localização ou tudo sobre ela. Em vez disso, ela pode publicar algum conteúdo ajudando as pessoas escolherem o tipo de papel certo para determinada aplicação ou qual tipo de cola é mais adequada para os mais diversos tipos de materiais, isto ajudará seus potenciais clientes que estão com aquela dúvida a solucionar o problema. 

Atuando dessa forma, a empresa vai ganhando autoridade perante o público e depois disto eles lembrarão que aquela marca que publicou o conteúdo o ajudou, e quando precisar comprar determinado papel ou cola por exemplo procurará a mesma.

Outras técnicas do digital complementam a estratégia para manter o conteúdo aparente e de fácil acesso para as pessoas que fazem a busca, levando o consumidor até a empresa.

Dificilmente uma empresa nos dias de hoje, independente do segmento conseguirá aumentar suas vendas sem investir no marketing digital. Além disso, essas ações podem ser fundamentais para alcançar diversos objetivos como tornar a marca mais conhecida, conseguir novos contratos, aumentar visibilidade, divulgar o posicionamento da marca, um lançamento de um produto, uma inauguração, entre outros.

Este é um conjunto de ações que promovem a interação direta entre a empresa e o consumidor. É um método bem tradicional, muitos podem deixar de aproveitar os resultados que este oferece por acreditarem ser algo ultrapassado, contudo as estratégias do marketing promocional bem realizadas são muito eficazes.

A proposta é levar, através de ofertas, brindes, amostras grátis e promoções, por exemplo, os valores, ideias, produtos e serviços para o consumidor. O foco deve ser a experiência que será proporcionada a ele, levando todos esses conceitos de uma forma diferente e criativa para captar sua atenção.

Para este tipo de marketing também é fundamental que haja um planejamento, analisando o perfil do público-alvo, definindo o objetivo e qual a experiência que deseja passar.

Vamos seguir o exemplo de brindes personalizados.

Os brindes personalizados podem servir como mídia, já que o nome da sua empresa pode aparecer nele e dependendo de qual modelo for escolhido terá contato com várias pessoas. Se for algo interessante e o potencial cliente nunca teve contato com a sua marca antes pode despertar a curiosidade. 

O brinde carregará a imagem e posicionamento da empresa, se este possuir um material ecológico é muito provável que as pessoas percebam a corporação como consciente e preocupada com o meio ambiente, se for algo tecnológico pode induzir que sua instituição é avançada perante as outras, inovadora. Assim por diante.

É importante se atentar aos novos produtos e tendências deste ramo para que sempre consiga surpreender os clientes e fazer diferente da concorrência. O mercado de brindes personalizados não para de crescer e lançar novidades todos os dias, por isso é possível a sua marca sair na frente.

O brinde ajuda no que chamamos de top of mind, ao distribuir um produto útil, as pessoas ficarão com ele por meses e sua marca estará presente para elas, sendo assim quando for citada determinada categoria elas terão a sua marca como referência na memória. 

Para tanto é importante se preocupar com personalização, se sua marca tiver muito destaque no brinde pode afetar a usabilidade e isso pode reduzir o valor percebido. Deve haver um equilíbrio!

E por último é importante citar que um brinde personalizado agrega valor à marca, pois os consumidores não buscam apenas preço e qualidade do produto, mas também aquele que oferece o melhor atendimento.

Comparando as estratégias do marketing promocional e do digital vemos que ambas produzem resultados muito positivos para as empresas, assim concluímos que não são competidores, mas sim complementares. A combinação entre elas garante maior assertividade nos objetivos pois aumenta a visibilidade nos meios online e off-line.

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