7 dicas para planejar ações promocionais e vender mais

Imagine que sua empresa pode começar a faturar mais a partir de ações promocionais, quer saber como?

Muitos negócios passam anos andando de lado, e ainda que com a solidez de uma empresa de muitos anos, os clientes são sempre os mesmos, o faturamento não sai do lugar e elas ficam estagnadas sem conseguir qualquer índice de crescimento.

O mais provável é que do mesmo modo, as estratégias necessárias para que novos objetivos aconteçam, não estejam saindo do papel e então, que tal começar a trabalhar efetivamente em um planejamento de marketing para mudar a direção?

Já está comprovado que o marketing promocional atinge diretamente a sensação de prazer nas pessoas, simplesmente por estar relacionada ao fato de possibilitar que elas recebam um produto “grátis”.

As relações comerciais são muito mais do que transações financeiras, elas precisam proporcionar experiências positivas, de prazer e felicidade e é exatamente o que os brindes personalizados, que já fazem parte de milhares de ações promocionais conseguem conquistar; até parece mágica!

Vamos começar?

Planejamento de ação promocional

Os objetivos das ações promocionais, estão sempre ligadas ao aumento das vendas, ainda que indiretamente. O plano inicial pode até ser para o aumento do reconhecimento da marca, mas no passo seguinte o que toda empresa busca, é vender mais. Por isso, vamos direto ao ponto, pegue lápis e papel e comece agora mesmo o seu planejamento:

  1. Trace o objetivo inicial – Pode ser uma ação direta para vender mais e outras como: divulgar a marca em algum evento ou local, promoção em datas sazonais relacionada ao negócio para aumentar o faturamento no período, ação de colecionáveis que fazem o mesmo público voltar várias vezes, compre e ganhe, válido para evitar descontos sem sentido e muitas outras;
  2. Defina o investimento disponível – As ações devem ser lucrativas. A previsibilidade ajudará a evitar o desperdício de verba, então faça com cautela. Ações promocionais por prazo e quantidade limitada funcionam bem. Às vezes fazer várias ações distintas são mais produtivas e até originais do que tornar cansativa uma mesma ação e assim perder o sentido de valor que foi planejado;
  3. Analise o prazo para execução e início da campanha – As campanhas exigem tempo. Sair distribuindo brindes sem foco estratégico será grande perda de tempo;
  4. Estude a concorrência – O que ela tem feito e como você consegue inovar? O que o público espera da sua marca? Pesquisa de satisfação funciona também para entender o que eles têm a dizer e assim atingir com clareza o objetivo;
  5. Faça uma análise do seu público alvo – Quem são eles, qual a idade média, do que gostam, quais os lugares que frequentam, qual a classe econômica e quais são as suas necessidades?;
  6. Escolha o produtoO que o seu público vai gostar de usar no dia a dia, durante suas atividades e até em seus momentos de lazer? O mercado promocional tem muitas opções, por isso planejar será mais adequado do que sair cheio de dúvidas e acabar escolhendo algo que não contribui com a estratégia;
  7. Observe os detalhes – As cores, estilo e usabilidade dos produtos se associarão ao que a sua marca está proporcionando, à experiência do usuário, então essa é uma etapa muito importante;

Os brindes personalizados mexem mesmo com a cabeça do consumidor e a sua marca precisa trabalhar na interação com o seu público, para que a experiência positiva se evidencie.

Um outro ponto de destaque na escolha do brinde promocional é que não importa o preço dele, mas a percepção de valor que ele terá para o seu cliente, então atenção ao benefício que estará entregando de fato.

Aproveite para ler nosso artigo com 7 opções de brindes baratos que todo cliente vai adorar.

A criatividade é especialmente importante para as ações promocionais!

E se precisar de uma ajuda, a Asga Brindes tem uma equipe pronta para te apresentar as opções para garantir o sucesso do seu marketing promocional.

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