Pós-venda: Trabalhe para fidelizar clientes, ainda mais em tempos de crise

Já parou para pensar qual o valor que a sua empresa tem aos olhos de seus clientes? 

Em tempos de crise econômica, a concorrência está cada vez mais acirrada e o consumidor muito mais exigente. Fidelizar um relacionamento é uma tarefa bastante desafiadora. Pensando nisso, qual a importância que você dá para as ações de pós-venda?

Se isso ainda não faz parte das suas estratégias de marketing, vale rever os conceitos sobre o seu negócio. É importante pensar além da etapa de venda, afinal é muito mais vantajoso ter estabilidade e credibilidade no mercado do que obter um lucro momentâneo.

Uma empresa que só visa ganhar dinheiro não consegue prosperar ou se sustentar por muito tempo. E é aí que muitos empresários acabam cometendo equívocos.

Tenha em mente que o cliente deve ser priorizado sempre. A partir do momento que ele tem uma primeira experiência positiva, maiores serão as chances de ele voltar a comprar com você.

ATENDIMENTO EFICIENTE PARA FIDELIZAR CLIENTES

Se você acha que conquistar novos clientes é difícil, fazer com que eles permaneçam é ainda mais desafiador. Por isso, é importante estar sempre atento às suas reais necessidades. 

Seja receptivo às críticas, sugestões e reclamações. Garanta que seu cliente tenha a certeza de que a sua opinião importa, que você quer escutá-lo para melhorar seus processos.

No livro “A Era da inteligência Social”, de Symon Hill, o autor reforça que “não existe cliente sem poder de compra, existe vendedor sem poder de venda”. Ele ensina que você deve usar essas estratégias a seu favor. 

A partir daí, quando o trabalho de pós-venda é bem-feito, você cria uma grande oportunidade para renovar o seu compromisso com a clientela. Uma vez que ela se sente importante para a sua empresa, maiores são as chances de converter novas vendas através de indicações para outras pessoas, por exemplo, ou para elas mesmas. De certa maneira, isso acaba gerando um marketing gratuito e muito mais efetivo.

Conseguir transformar o seu cliente em promotor da sua marca, de forma espontânea, é sempre uma estratégia muito mais poderosa do que você mesmo falar bem da sua empresa ou negócio para os potenciais leads. “Os clientes só recomendam aquilo que os surpreendem”.

COMO TORNAR A EXPERIÊNCIA DE VENDA ALGO TÃO MEMORÁVEL?

  • Dê ao cliente algo que ele não espera;
  • Seja compreensivo e cativante;
  • Ofereça um atendimento diferenciado;
  • Tenha condições exclusivas como brindes ou descontos em épocas especiais (aniversário, datas comemorativas);
  • Entre outros.

A poderosa ferramenta de vendas é fazer com que o cliente goste de você, se identifique com a sua marca e tenha o desejo de indicar você para pessoas que fazem parte do seu vínculo. 

Como diz Symon: “Não tenha clientes, tenha amigos”. Afinal, a maneira na qual você se comporta diante do seu público diz muito sobre se o seu marketing é efetivo ou não.

ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA PÓS-VENDA

A etapa do pós-venda pode ser considerada uma das mais importantes no processo comercial de uma empresa. Depois que um cliente fechou negócio com você, como estreitar o seu relacionamento com ele?

A única certeza que temos é que um bom atendimento, produto de qualidade e preço não são mais garantias de que a marca será sempre lembrada pelo consumidor, embora tudo isso some pontos a seu favor.

Como estamos lidando com pessoas, que têm sentimentos e personalidades distintas, essa conexão precisa ser construída. Fidelizar é a consequência do fortalecimento de um relacionamento de confiança. E isso precisa ter consistência.

O cliente não quer ser visto apenas como uma pessoa que compra com você. Ele busca empresas que estão preocupadas em saber sobre as suas necessidades e que tragam soluções para elas.

Faça pesquisas para saber se eles estão satisfeitos com o seu produto ou atendimento. Questione sobre como você pode melhorar o seu serviço. Peça para que ele dê uma nota de avaliação sobre o que comprou.

Garanta que a primeira experiência tenha uma boa impressão, mesmo que tenha ocorrido algum imprevisto nesse processo. A partir disso, tente melhorar os pontos negativos. Isso valerá para fidelizar os atuais clientes, como também para aprimorar as estratégias para captar novos leads e gerar oportunidades.

Uma outra maneira inteligente de fortalecer o relacionamento com um cliente é proporcionar a ele algum tipo de vantagem. Criar um programa de fidelização é uma estratégia que muitas marcas já utilizam. Ofereça benefícios que incentivem ele a comprar com você.

Outra ideia interessante é fechar parcerias com outras empresas, de preferência de outros segmentos e que não sejam as suas concorrentes. Crie um clube de vantagens que pode proporcionar algum diferencial, como trocar pontos (adquiridos nas compras) por um serviço grátis ou descontos exclusivos nos afiliados.

Não importa se o seu negócio é físico ou online, estar presente nas redes sociais é um diferencial. Além de ser mais uma vitrine, elas funcionam também como um canal para manter ativo o relacionamento com os seus clientes e assim estudar melhor o comportamento do seu público-alvo.

Embora a maioria das empresas ainda relute, utilizar essa ferramenta como uma maneira de dar suporte aos consumidores é muito positiva. Pesquisas apontam que mais de 60% dos usuários aprovam essa opção de SAC online.

Crie conteúdos interessantes e que despertem o engajamento da sua audiência. Abuse da sua criatividade!

Quando fazemos uma compra, a gente gosta, de alguma maneira, de sentir que tivemos algum benefício com isso. Por que não oferecer um mimo além do produto vendido?

Jamais veja isso como custo, aqui estamos falando de investimento em marketing de relacionamento, que além de ser uma forma de carinho, é mais uma oportunidade eficiente de fidelizar clientes.

E todo mundo adora receber produtos personalizados de suas marcas preferidas.

Neste modelo de marketing, um produto simples, como uma caneta personalizada, um chaveiro, um squeeze, entre tantos outros, tem uma relação de custo-benefício para sua empresa de muito valor. 

Faça com que clientes se sintam especiais!

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Leia também: “Estratégia Promocional: Entenda o que é e como isso pode ajudar sua empresa”

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