Esqueça as promoções desenfreadas para conquistar a nova geração e reflita sobre como a sua marca tem se posicionado com relação às ações de apelo sustentável.
A geração Z, aqueles que nasceram entre 1992 e 2010, tem mudado a forma como o mundo consome. Estes estão muito mais engajados em causas sociais, ambientais e até políticas.
Em pesquisa recente, realizada pela National Retail Federation (NRF), dados mostraram que muitos compradores deixam de consumir suas marcas favoritas de longa data se estas não estiverem alinhadas com esses mesmos princípios e inclusive estes jovens estão dispostos a pagar mais e até mudar os hábitos de consumo optando por produtos e serviços de empresas que acertam estes pontos.
Atualmente diversos estudos comprovam que o propósito da marca tem superado o custo e a conveniência para os compradores.
No grupo com faixa etária de até 22 anos, 73% dos entrevistados pagariam mais por produtos sustentáveis e a maioria está disposta a pagar um preço 10% superior, mostram outros dados apresentados pela plataforma First Insight.
Visando que tal geração tende a se tornar os maiores consumidores nestes próximos anos, as marcas tem se movimentado para atender às suas cobranças.
O varejo por exemplo notou o aumento na demanda por produtos sustentáveis ou eco-friendly e no setor de vestuário, que acaba gastando grande quantidade de água em sua produção e tendo um desperdício e descarte indevido, algumas marcas já investiram em ações verdes.
Para acompanhar este novo ritmo de consumo o mercado moderno deve enfrentar maiores demandas e novos desafios nos próximos anos. Tais mudanças no comportamento de compra da população exigirá uma reestruturação na forma como as empresas criam afinidade com o comprador.
Ter uma marca engajada é um grande diferencial, a postura eco-friendly assumida nas comunicações contribui com a sua imagem, reputação, divulgação e venda de produtos e serviços.
Muitas empresas já estão adotando estratégias de marketing verde, ou marketing ambiental, que buscam diferenciá-las com um posicionamento consciente, 95% dos empresários, executivos e consumidores estão atentos e preocupados com a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade.
Não importa o tamanho da sua empresa, que tal repensar sua forma de produzir e distribuir seus produtos? E depois de replanejar suas ações e reduzir os impactos no meio ambiente, você pode investir em ações que conscientizem seus clientes e colaboradores.
E essas ações também podem fazer muito sentido para o seu endomarketing, afinal se o seu quadro de funcionários faz parte dessa nova geração, isso os aproximará de seus objetivos e metas com melhor desempenho, produtividade e resultados.
Coloque a sua marca em produtos ecológicos, seja para venda direta, ações promocionais ou internas e conquiste maior respeito e credibilidade.
Confira alguns produtos que podem contribuir com as ações sustentáveis:
Porta caneta com bloco de anotações e post it
Em material ecológico, possui duas laterais com blocos de 250 folha recicladas, 4 blocos coloridos autocolantes com 65 folhas cada e conjunto de 18 clips coloridos. Perfeito para auxiliar seus colaboradores na organização de suas tarefas.
Pasta com bolso interno, suporte com caneta ecológica de papelão e aproximadamente 30 folhas recicladas tamanho A4 presas ao suporte. Ideal para congressos, palestras e convenções.
Kit ecológico – caneta e lapiseira
Kit ecológico com caneta de ponteira touch e lapiseira com clip metálico e material bambu. Uma ótima opção de brinde personalizado para ações de endomarketing, eventos e volta às aulas.
A sacola Ecobag de algodão possui bolso interno e alças de 650mm. Ideal para ser levada em feiras e mercados a fim de reduzir o uso de sacolas plásticas.
Canudo flexível em silicone que acompanha estojo redondo em plástico com tampa e chaveiro que facilita o transporte para todos os lugares, assim seus clientes e colaboradores poderão evitar o uso de canudos descartáveis.
Caneta esferográfica com material biodegradável em fibra de trigo, disponível em cinco cores pastéis. Podem ser combinadas com blocos de anotações e cadernetas , formando ótimos kits ecológicos para suas campanhas.
Copo em fibra de bambu de 450ml, com pegador e proteção em silicone, disponível em quatro cores diferentes para serem personalizadas com a identidade da sua marca. Além do material ecológico, proposta deste brinde é que os clientes e colaboradores reduzam o uso de copos plásticos.
Bloco de anotações com calculadora solar
Produto ecológico com calculadora solar e conjunto de post-it, é ideal para fazer anotações no escritório ou faculdade, além de servir como rascunho para contas.
Copo retrátil de plástico com capacidade de 130ml com tampa. Em material dobrável fácil de levar em qualquer lugar sem ocupar espaço na bolsa ou mochila, ideal para ações ecológicas, enfatizando o desuso de copos descartáveis.
Adotar um posicionamento sustentável como estratégia empresarial é mudar o mindset. Ações internas na cultura organizacional da empresa são o primeiro passo, já que não adianta propagar uma imagem eco-friendly sem incorporar de fato esses valores.
Depois que todos estiverem habituados fica muito mais fácil propagar estes conceitos.
Na Asga Brindes você encontra uma linha completa de brindes ecológicos para atender qualquer ocasião. Consulte-nos!