ROI para eventos: Saiba como calcular o retorno de seus investimentos

É essencial acompanhar as métricas para o desenvolvimento das empresas. O ROI para eventos é uma delas, por isso, se você quer ter certeza do que está dando certo e o que deve ser melhorado tem que estar por dentro dos seus resultados. Seja para sua empresa, ou para gerar relatórios de resultados para seus clientes, isso vai ajudar a tomar decisões mais assertivas.

ROI é a métrica que calcula o retorno que a empresa teve sobre o que investiu em determinado evento. Continue a leitura e saiba como calcular o ROI para eventos, quais são os seus retornos não tangíveis e como maximizar os ganhos.

Neste artigo você vai ler sobre:

O que é ROI para eventos

Como fazer cálculo de ROI para eventos

Quais são os retornos não tangíveis

Como maximizar os resultados de um evento

O que é ROI para eventos

O ROI, que em inglês significa, Return on Investiment (Retorno Sobre o Investimento), mede quanto uma empresa ganhou com os investimentos feitos por ela no evento. Com essas métricas, você vai ter sucesso na sua apresentação de resultados aos seus clientes.

Antes de mostrarmos como é feito este cálculo, vamos dar algumas dicas de como criar relatórios para apresentar aos clientes, quando necessário ou mesmo para seus gestores.

Utilize dados e não informações que sejam irrelevantes para a empresa. Um relatório enxuto é mais eficiente do que uma cartilha do que foi o evento, por exemplo. 

Por isso, você deve saber para quem ele será apresentado. Para o CEO, diretor de Marketing ou Analista? Provavelmente, eles vão querer dados um pouco diferentes. Por exemplo, o diretor da empresa pode querer dados da contribuição do ROI para as receitas do negócio.

Como fazer o cálculo do ROI para eventos

Você fez o seu evento, ele foi um sucesso na venda dos ingressos, produtos e muitos aplausos nas palestras. Mas não pense que isso já é o suficiente para avaliar os resultados obtidos. Com os dados concretos de quais estratégias estão valendo a pena, os resultados virão.

Como estamos falando de uma métrica de origem financeira, nesse caso, vamos usar uma fórmula para calcular o ROI para eventos. Ele funciona da seguinte forma: você deve pegar o valor do lucro líquido e subtrair o valor do investimento inicial, logo, dividir pelo valor do investimento inicial. 

Vamos exemplificar para ficar mais claro:

Investimento: R$ 40.000,00;

Lucro líquido: R$ 200.000,00; 

Fórmula: (200 – 40) / 40;

ROI = 160/40;

Resultado final do ROI= 4 ou 400%;

Lembrando que, os custos são todos os gastos necessários para permitir viabilizar o investimento e a receita é o que é arrecadado com as vendas. 

Leia também: Brindes personalizados trazem resultados para sua empresa? Calcule você mesmo!

Quais são os retornos não tangíveis

Existem outros resultados que devem ser considerados além da receita. Eles vão depender do planejamento inicial do evento. São chamados de resultados não tangíveis, normalmente, aqueles que são mais difíceis de serem mensurados.

As pessoas adoram ver a marca presente em grandes eventos, ou melhor ainda, quando ela mesma cria o seu evento. Assim, elas criam confiança para comprar seus produtos ou usar seus serviços.

Além disso, o networking desenvolvido será maravilhoso para os funcionários e parceiros. Eles saem motivados para alcançar as metas e quando tem contato com outras empresas e concorrência, faz com que entendam melhor sobre o mercado.

A seguir, veja alguns exemplos de como mensurá-los.

  • Aplicar pesquisas: você pode criar um aplicativo de pesquisas para o evento em questão. Com ele, será possível medir as interações dos participantes durante uma palestra, por exemplo. 
  • Ficar de olho nos feedbacks presenciais, nas redes sociais e na mídia: além de verificar como foi o retorno do público no presencial, observe o que estão falando da empresa no digital.
  • Usar hashtags para acompanhar os comentários: ao criar uma hashtag, você pode acompanhar de perto o que muitas pessoas estão dizendo sobre o evento. 

Como maximizar os resultados de um evento

1 – Tenha objetivos claros

Conheça bem o público que estará no evento, assim, atenderá às suas expectativas. Faça uma pesquisa prévia para saber o que mais lhe agrada em se tratando de atrações e seus formatos favoritos. Dessa forma, até a escolha dos brindes será facilitada. 

Além disso, o networking que é tão procurado pelas pessoas em eventos, será melhor. Com esses dados, é possível conectar pessoas com interesses parecidos. 

2 – Use a tecnologia a seu favor 

Quanto maior for o empenho em suas estratégias, melhor. Você pode utilizar uma plataforma de eventos para otimizar o seu tempo, através dela é possível agilizar tarefas como: 

  • Ter um site exclusivo para o evento;
  • Vender ingressos online;
  • Fazer o controle financeiro;
  • Criar e emitir certificados;
  • Realizar pesquisa de satisfação.

3 – Invista em brindes personalizados 

Ao criar um evento incrível, a melhor coisa é fechá-lo com chave de ouro, por isso, investir em brindes personalizados vai aumentar, e muito, seu ROI em eventos. Ao sair com um presente, o participante vai se sentir especial. 

Você fideliza seu público, reforça a identidade da marca, se destaca perante a concorrência e conquista novos clientes. O sentimento de recompensa fica na mente de quem estava presente ao ser surpreendido. 

Pense em brindes que vão ficar na memória do participante e vai ajudar de fato no seu dia a dia. Tudo isso estreita o relacionamento entre cliente e marca. Veja alguns dos itens que podem ajudar na rotina dos participantes e que você encontra na Asga Brindes:

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