Sorteios e concursos nas redes sociais: dicas e regras para fazer o seu

Se você usa as redes sociais em seu dia a dia, já deve ter percebido que é comum ser impactado por concursos e sorteios nessas mídias. A verdade é que quando bem feitos, a estratégia traz bastante visibilidade para as marcas.

Confira algumas vantagens de investir nesse modelo de ação, como aplicar regras e quais as principais diferenças entre o sorteio e concurso cultural.

Sorteio ou concurso cultural?

Nos sorteios, o ganhador é escolhido de maneira aleatória. Já no concurso cultural, ele é eleito após ganhar algum tipo de competição — maior número de comentários, curtidas, pessoas marcadas, entre outros critérios.

Entendido isso, é importante dizer que, nas redes sociais — entre elas o Instagram — apenas a realização de sorteios é permitida por lei. Os concursos culturais devem ser realizados em site ou hotsite próprios, podendo ser apenas divulgados nas redes sociais da marca.

Ou seja, se você está avaliando aplicar uma dessas estratégias na rede social do seu negócio, saiba que deve optar pelo sorteio.

Como fazer sorteio nas redes sociais e quais suas vantagens

Antes de divulgar o sorteio, é necessário pedir autorização para o Governo Federal, através do site da SEFEL (Secretaria de Acompanhamento Fiscal, Energia e Loteria). Este processo pode levar cerca de 50 dias, por isso, planeje-se com antecedência. Também é necessário estar quite com os tributos e pagar uma taxa. Ao final do sorteio, é preciso prestar contas junto ao órgão.

Vale lembrar que, em caso de descumprimento das regras, a empresa fica sujeita ao pagamento de multa de mesmo valor do prêmio ofertado. Além disso, fica impossibilitada de realizar outros sorteios por até dois anos. Agora, vamos aos principais passos para um sorteio de sucesso:

Estabeleça seu objetivo — Qual sua pretensão com o sorteio? Ganhar mais seguidores? Ter mais engajamento? Aumentar o alcance de sua marca?

Crie as regras do sorteio — Em geral, todos os aspectos citados são melhorados com o sorteio, mas você pode personalizar as regras de participação de acordo com sua estratégia. Para ganhar mais seguidores, por exemplo, pode exigir que sigam sua página. Já para aumentar o alcance, apenas que marquem os amigos;

Escolha um prêmio significativo — Afinal, de nada adianta oferecer uma recompensa muito barata ou fácil de ser encontrada. O “esforço” da participação deve ser compensador;

Faça um post chamativo — Tanto a imagem do post quanto a legenda devem chamar a atenção do internauta, para que ele perceba rapidamente do que se trata. Utilize cores contrastantes, uma imagem bem bonita do prêmio e também uma legenda alegre e com emojis. Não se esqueça de marcar “Foto oficial” no post oficial no sorteio para que não haja confusões.

Como fazer um Concurso Cultural

Um concurso cultural está sempre ligado à cultura, atividades artísticas e desportivas, entre outras.

Um dos fundamentos é que ele não deve estar associado diretamente a nenhuma marca, produto ou serviços e suas regras exigem atenção.

A base da ação será o incentivo ao público em cumprir algum desafio. Seja o envio de uma foto, texto, vídeo ou outros que atendam o tema do concurso.

Diferente do sorteio, um concurso cultural não exige nenhum tipo de registro para acontecer, mas é preciso seguir além dos pontos acima, alguns outros passos, confira abaixo:

  • Os participantes não podem ser obrigados a curtir ou seguir as páginas da empresa;
  • A ação deve ocorrer fora das redes sociais e pode apenas ser divulgada nas mídias;
  • Os ganhadores devem ser escolhidos de acordo com o talento, e não sorte;
  • Os prêmios não podem estar vinculados à marca.

Aproveite o sorteio para mostrar seu valor

Enquanto o sorteio está rolando e as pessoas estão participando, é a sua chance de mostrar o potencial da empresa. Aproveite para falar sobre seus diferenciais, dar dicas relevantes para o público e aumentar a familiaridade com stories de engajamento, como aqueles com enquetes e votações.

Este também é o momento ideal para reforçar o que sua marca faz, que produtos ou serviços vende, formas de entrega e pagamento, entre outros detalhes valiosos.

Se feito da maneira correta, o sorteio é uma excelente maneira de aproximar seu público, fidelizar clientes, ganhar novos seguidores e aumentar o alcance da sua marca.

A mídia mais utilizada para realizar sorteios tem sido o Instagram em razão de seus recursos de usabilidade e por se tratar hoje da 5ª rede social mais popular do mundo.

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