Calendário Promocional: Insights para aumentar as vendas em datas sazonais

Definir antecipadamente quais e como serão as ações do calendário promocional anual contribui para a manutenção das vendas. Especialmente para o setor varejista, essa é sem dúvida uma ferramenta estratégica que garante bons resultados quando feita com planejamento e objetivos claros.

Trouxemos insights essenciais para você saber como aproveitar bem todas as ocasiões e alavancar seus lucros.

Neste artigo você vai ler sobre:
A importância de planejar um bom calendário promocional
Insights para aumentar as vendas em datas sazonais

A importância de planejar um bom calendário promocional

Para facilitar a identificação de oportunidades do mercado e garantir resultados durante o ano todo, as datas comemorativas são parceiras e precisam ser implementadas de forma estratégica para que a empresa possa contar com resultados, como:

  • Aumento das vendas;
  • Atração de novos clientes;
  • Satisfação e fidelização dos consumidores;
  • Melhoria no desempenho geral da empresa.

Entre as datas mais relevantes do ano estão o Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Black Friday e Natal, mas existem outras que estão atreladas às profissões como o Dia da Secretária, Dia do Engenheiro e etc, além daquelas que estão cada vez mais ganhando força, como o Dia do Cliente.

Elaborar um cronograma personalizado de acordo com o seu segmento, será bastante útil. Por exemplo: Imagine que sua loja de roupas femininas não tem muita relação com o Dia dos Pais, então tenha foco nas principais datas para o seu segmento.

Insights para aumentar as vendas em datas sazonais

Antes de começar a traçar um plano para suas promoções durante as datas comemorativas, analise os dados do período anterior, para entender como foi o consumo de seus clientes nas mesmas ocasiões nos anos anteriores. Isso ajudará a ter visão futura e previsibilidade dos resultados que podem ser alcançados.

Aposte certo nos descontos

Desperte a atenção do consumidor para um produto ou serviço que queira alavancar as vendas. As campanhas podem ser focadas em públicos segmentados ou serem direcionadas das seguintes formas:

  • Leve 3, pague 2;
  • Descontos na primeira compra ou para os aniversariantes do mês;
  • Redução de preço para compras em dinheiro;
  • Clientes de determinada profissão ganham desconto por conta da data comemorativa.

Leia também: 15 Ideias criativas de promoções para o seu comércio varejista

Aproveite os ciclos de cada período sazonal

Todo segmento tem seus picos de maiores vendas em cada data sazonal. É importante compreender o seu negócio específico para promover os produtos de forma mais assertiva. 

Um exemplo é a volta às aulas em janeiro, em que as papelarias exploram diferentes itens para esse público. É importante verificar nos relatórios quais produtos foram mais vendidos do ano anterior e ficar de olho no que está em alta no momento, traçando melhor quais produtos podem entrar em oferta e quais os percentuais podem ser aplicados para que as promoções sejam vantajosas, sempre mantendo a atenção para evitar prejuízos.

Há também o aumento das vendas de diversas categorias em alguns ciclos de pagamentos como os dias 5 e 20 de cada mês, que podem ser explorados em conjunto com a data comemorativa.

Crie oportunidades específicas

Crie oportunidades específicas aproveitando o seu segmento e produtos. Inove suas ações em datas inusitadas como as de determinadas profissões para aumentar as vendas.

Acontecimentos pontuais como aniversário da cidade são perfeitos também para uma comunicação mais próxima. Um restaurante pode criar um cardápio com pratos exclusivos com nomes dos pontos turísticos da cidade, por exemplo

Ofereça ações personalizadas

Colete o maior número de dados dos clientes e procure entender suas necessidades a fim de conseguir trazer uma experiência mais relevante para o público e tornar mais atrativa a ação promocional no período sazonal.

Como, por exemplo, as farmácias podem realizar o aferimento da glicemia e diabetes dos seus clientes no dia dos avós. Aproveitando para fazer promoções dos medicamentos que esse público está acostumado a usar.

Aproveite para ler também: Hábitos de consumo: como saber quais são os dos seus clientes e como impactam na sua empresa

Disponha de um plano B

O mercado é muito dinâmico, por isso, você deve estar preparado para imprevistos. O comportamento dos clientes pode mudar, as ações dos concorrentes podem esbarrar nas suas, dentre outros acontecimentos. 

Tenha sempre outra opção de produto para anunciar em uma promoção, caso o primeiro se esgote. O mesmo ocorre para datas como copa do mundo, por exemplo, em que se deve ter duas cartas na manga, para quando o Brasil ganhar ou perder.

Ofereça brindes personalizados

Os brindes personalizados oferecem baixo custo e alto valor agregado, além de poderem ser usados o ano todo e em vários tipos de ações, mas no calendário promocional eles são os queridinhos dos clientes.

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