15 ideias criativas de promoções para o seu comércio varejista

O marketing promocional para o varejo contribui muito para atrair e fidelizar clientes, além de ampliar a visibilidade da marca em seu mercado de atuação, possibilitar o aumento das vendas, entre outras vantagens. Mas é uma tarefa que exige execução, análise e melhoria contínua no sentido de entender o desejo de consumo e atender as expectativas.

Para isso, tenha o desafio de empreender com foco em se destacar da concorrência através de ações criativas que cativam o seu cliente e ajudam a construir uma imagem positiva da marca. 

Os clientes não esperam que as marcas ofereçam apenas descontos e cada vez mais o consumidor moderno está antenado e são atraídos pelo novo.

A Asga trouxe 15 dicas de ações promocionais que vão dar ideias muito valiosas para aplicar em seu negócio e ter um retorno significativo em pouco tempo. 

Neste artigo você vai ler sobre essas 15 dicas:

Combo de produtos

Produtos segmentados

Descontos progressivos

Programas de fidelidade

Indicações

Sorteios nas redes sociais

Frete grátis

Leve 2, pague 1

Ações sociais

Balões da sorte

Demonstrações de produtos

Dia do profissional

Datas Comemorativas

Primeiros clientes

Brindes personalizados

1 - Combo de produtos

Estimule a compra de diversos produtos por um preço mais acessível. O cliente entende que sairá ganhando e você terá a oportunidade de aumentar o ticket médio. Combine produtos que fazem sentido para o seu consumidor.

Uma loja de cosméticos pode montar um kit de skincare com um sabonete líquido, uma água micelar e um protetor solar, por exemplo. O importante é conhecer o perfil do cliente e conceder um desconto adequado, que possibilite aumento nas vendas de determinada linha de produtos e que gere lucros.

2 - Produtos segmentados

Estimule a compra de diversos produtos por um preço mais acessível. O cliente entende que sairá ganhando e você terá a oportunidade de aumentar o ticket médio. Combine produtos que fazem sentido para o seu consumidor.

Com base no histórico de compra, selecione clientes que adquirem determinados produtos com frequência. Sempre que estes estiverem em promoções, envie para esses consumidores os convidando para tomar um café na loja e aproveitar as ofertas. Esse convite pode ser por SMS, e-mail marketing ou WhatsApp ou pelo canal que já costuma manter o relacionamento com eles.

3 - Descontos progressivos

Os descontos progressivos são uma ótima oportunidade para queimar um estoque parado e são eficientes na hora de ajudar a impulsionar as vendas de lançamentos e novidades, pois atraem os clientes para as compras. Faça as contas e veja se eles podem ser vendidos por valores mais em conta, criando descontos de acordo com a quantidade de itens. Ex: 10% na compra de 1, 20% na compra de 2 e 30% na compra de 3.

4 - Programa de fidelidade

Essa é uma das ideias de promoções que estimulam as compras e fidelizam clientes. Tenha um controle na quantidade de compras do cliente e ofereça um produto gratuito ou desconto em determinada compra. Isso pode ser feito através de cartões de fidelidade ou clube de vantagens, por exemplo.

5 - Indicações

As indicações estimulam as vendas e aumentam a cartela de clientes. Estimule os consumidores a trazerem familiares e amigos na loja em troca de benefícios e vantagens que podem ser descontos, brindes e outros.

Vale dizer que somente clientes satisfeitos são propensos a indicar uma empresa, por isso seja nota 10 neste quesito e essa será uma de suas melhores estratégias.

6 - Sorteios nas redes sociais

Você pode realizar um sorteio nas redes sociais como Instagram. Determine algumas regras como:

  • Seguir a loja nas redes sociais;
  • Marcar um amigo;
  • Curtir a publicação do sorteio.

Mas antes de planejar esse modelo de ação, verifique algumas dicas e regras para evitar problemas com os órgãos reguladores. Clique aqui

7 - Frete grátis

O frete grátis brilha os olhos dos consumidores. Você pode oferecê-lo para os clientes que estão fazendo a primeira compra ou acima de um determinado valor.

8 - Leve 2, pague 1

Essa também é uma ótima opção para queima de estoque parado. Pode ser usada em lojas de roupas ou sapatos na troca de estação, por exemplo. Lembrando que você deve se atentar se essa promoção não irá comprometer o caixa da empresa, considerando também que baixar o lucro sobre um produto ajudará a impulsionar a venda de outros, então é possível fazer a compensação, neste caso.

9 - Ações sociais

Essa iniciativa é super positiva para a imagem da marca por conta do posicionamento social. Você pode pedir que seus clientes tragam um quilo de alimento ou uma roupa usada e em troca ganham um cupom de desconto na loja. 

Se sua empresa estiver só no online, busque como alternativa ONGs que aceitam doações virtuais e façam parcerias.

10 - Balões da sorte

Antes de pagar, o consumidor pode furar um balão e conquistar um desconto no próprio caixa. É um modelo de ação perfeito para usar em datas comemorativas como o aniversário da loja.

Veja as opções de balões personalizados, para deixar o PDV ainda mais personalizado para a ocasião.

11 - Demonstrações de produtos

Ofereça amostras de produtos para estimular o desejo do cliente. Se o seu negócio é do setor de serviços, uma ótima opção também é presenteá-lo com alguns dias de utilização grátis, como no caso de escolas de inglês que podem disponibilizar 7 dias sem qualquer custo.

12 - Dia do profissional

Além do dia do cliente, que é uma data que pode ser usada para alavancar as vendas, a marca pode focar no dia do profissional do seu segmento. Como, por exemplo, as lojas de auto peças podem realizar um café da manhã especial com ofertas no dia do mecânico.

13 - Datas comemorativas

Tente sair do comum e explore também as datas comemorativas menos comuns que despertam o público a viver novas experiências. O dia do beijo é um exemplo onde se pode propor brincadeiras e oferecer descontos especiais. Aposte na decoração da loja para explorar o tema e chamar mais a atenção dos clientes.

14 - Primeira compra

Nem sempre as pessoas estão dispostas a trocar um concorrente pela sua loja, por isso você precisa criar ações de incentivo que sejam um atrativo para o potencial cliente experimentar seu produto, atendimento e considerar que a sua marca é a melhor opção para ele.

Assim, conquiste o cliente oferecendo um desconto na sua primeira compra, um produto grátis ou alguma vantagem especial.

15 - Brindes personalizados

Os brindes agregam valor à marca, cativam os clientes e ajudam a aquecer a relação entre o consumidor e a empresa. Uma outra vantagem para investir nessa estratégia é que os produtos personalizados, podem se transformar em itens de desejo dos consumidores e é este o propósito quando falamos em marketing promocional.

Ser criativo e entender o que desperta esse desejo do seu público requer uma boa análise de comportamento, mas vale muito quando se trata dos resultados que podem ser alcançados.

Outra questão importante é que os brindes exigem, em muitos casos, menos investimento do que os descontos que costuma aplicar e que não gera tanta percepção de valor ao cliente.

E se quer uma parceria na hora de escolher o produto certo para suas ações promocionais, conte com a Asga Brindes, pois aqui podemos personalizar produtos para compor kits incríveis junto com outros produtos de sua loja, por exemplo: em um kit de shampoo e condicionador de cabelo, ofereça um pente super criativo e personalizado com a sua marca.

Também personalizamos os balões para o seu ponto de vendas, temos uma infinidade de modelos de sacolas personalizadas que são perfeitas para lojas de vários segmentos e outras 3000 opções que atendem ocasiões especiais, datas comemorativas, ações de endomarketing e muito mais.

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